Tutorial 3ds Max | Animar cardume de peixes com Particle Flow

0
485

Olá a todos, sejam bem vindos a mais um tutorial aqui do site GFX Total.

Um dos efeitos mais e úteis gerado na computação gráfica é a replicação de objetos. Criar clones para simular uma centenas de guerreiros em uma batalha medieval, infestação de insetos, animais ocupando uma grande área dentre outras aplicações é muito útil para o mercado visual.

Um dos exemplos mais recentes pode ser visto no filme Guerra Mundial Z onde milhares de pessoas morrem e retornam como zumbis.

Guerra Mundial Z
A história gira em torno do funcionário das Nações Unidas Gerry Lane, que atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade

Porém, nem sempre é possível fazer este efeito pois o mesmo requer grandes habilidades em softwares 2D e 3D além de uma máquina com boas configurações.

Neste tutorial faremos um modelo experimental para compreender os recursos mais básicos da simulação de cardumes com sistema de partículas. Com a compreensão deste estudo é possível montar animações que envolvem multidões, infestações, etc.tutorial-3ds-max-animar-cardume-de-peixes-com-particle-flow-01_cardume

Para criarmos o movimento desejado, é preciso fazer uma breve analise sobre o comportamento real. No caso de cardumes livres no oceano, é perceptível um esforço muito grande para se manterem unidos nadando e fazendo curvas rápidas para despistar os possíveis predadores. Caso ainda não tenha visto cardume, assista ao vídeo neste link:

Este movimento em direções distintas com curvas rápidas porém ser definidas através de Paths (caminhos). Por sua vez é possível criar caminhos utilizando o recurso Shape Line com curvas suavizadas em modo Bezier.

Após definirmos um caminho/trajeto, podemos configurar os clones para simular multidões. Uma parte importante da simulação de multidões é evidenciar movimentos e características que ocorrem no estado real (cardume). No emissor de partículas, definimos três parâmetros principais. São eles:

Tamanho(Scale): Existem muitas variações no tamanho. No caso deste estudo, o cardume pode conter peixes em condição de: filhotes, velhos, magros, gordos, obesos, etc.

Velocidade(Speed): A velocidade de cada animal também pode ser definida pelas características citadas anteriormente.

Direção (Rotation): Os peixes sempre devem seguir na direção do cardume (Follow). Durante as manobras e curvas fechadas, alguns peixes acabam se desviando do trajeto mas sempre voltam para o grupo.

Por fim, devemos apenas instanciar a partícula a um modelo. No caso, usamos como partícula um peixe da espécie saltatrix-anchova. Criamos um modelo lowpoly para que as partículas não sobrecarreguem o processamento e a memória antes e durante a renderização.

tutorial-3ds-max-animar-cardume-de-peixes-com-particle-flow-peixe-wire

Acompanhe estas e muitas outras dicas no vídeo abaixo. Um grande abraço a todos e bons estudos…

Para um melhor acompanhamento da vídeo aula, baixe os arquivos no link abaixo:

FAÇA DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DESTE TUTORIAL – AQUI

 

================== IMPORTANTE =====================

Compartilhe nossos tutoriais nas redes sociais. Desta forma estará contribuindo para que o GFX Total fique ainda melhor.

Tutorial 3ds Max | Animar cardume de peixes com Particle Flow

 

Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.

Acompanhe o GFX Total no Facebook, clique aqui.

Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA