Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais

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A modelagem de objetos para jogos digitais sempre foi uma grande incógnita. Atingir um resultado ideal com detalhes visíveis e efeitos detalhistas mantendo o mínimo possível de polígonos é algo que realmente não tem muita relação.

Quando pensamos em modelagem para games e similares, temos que criar um modelo 3D que carregue quase que instantaneamente. Para que isso ocorra, é necessário seguir algumas “regrinhas” como topologia limpa e suave, mapeamento correto, mapas com boa resolução entre outros.

É claro que não se trata de uma tarefa fácil pois criar objetos para aplicação em Engines requer conhecimentos avançados e muito conhecimento em exportação de mapas.

Nesta vídeo aula vamos falar justamente sobre estes temas. Vamos aprender a criar um objeto lowPoly (com baixa quantidade de polígonos) usando como base um hiPoly, mapear de forma correta, criar mapas e compor o modelo de game dentro do software Quixel Suite.

O modelo a ser praticado será uma espada cedida por um de nossos amigos que acompanham o site GFX Total. Veja o resultado final abaixo.

Baixe os arquivos finais do estudo aqui:

Para entender melhor estes conceitos explicados, consulte o vídeo tutorial abaixo e ótimos estudos.

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Tutorial 3ds Max |   Modelar Objetos para Jogos Digitais (hiPoly to Lowpoly) – Parte 01

Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais (hiPoly to Lowpoly) – Parte 02

Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais (hiPoly to Lowpoly) – Parte 03

Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais (hiPoly to Lowpoly) – Parte 04


Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais (Baking Maps) – Parte 05


Tutorial 3ds Max | Modelar Objetos para Jogos Digitais (Render Quixel) – Parte 06


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