Um excelente curta do artista ucraniano Eugene Boitsov sobre o perfeccionismo e como ele pode ser um obstáculo para a criação de trabalho. Assista ao curta-metragem La Table no Filmnosis.

Um marceneiro está obcecado com a ideia de criar o objeto perfeito “.

Perfeito é o inimigo do bem. Este filme notável foi criado pelo animador ucraniano Eugene Boitsov na escola francesa La Poudrière.

Um personagem principal, o foco nos objetos e a relação entre um artista e seu trabalho são os ingredientes desta comédia em ritmo acelerado.

É utilizado um teste não realista e altamente criativo. A estética é estilizada, preto e branco, com descrição minimalista geometrizada de elementos (com exceção do interior da caixa de ferramentas, que representa a psique do personagem principal).

O curta enfoca um objeto e a maneira como seu criador fica obcecado em trazê-lo à perfeição, e sua dificuldade em deixá-lo ir, o que pode transformar um ato criativo saudável em um caminho de autodestruição. O objeto é modificado pelos vários personagens que o usam para diferentes propósitos, enquanto impedem que o carpinteiro alcance seu objetivo. O conflito interno do personagem principal é aumentado através de conflitos externos com os personagens secundários.

É importante notar a maneira como o diretor brinca com os elementos do filme, pois a tabela é modificada em algum momento pelo próprio quadro do filme (que pode ser interpretado como a intervenção do espectador ou diretor). Também vale ressaltar como o curta aborda a maneira como uma obra de arte pode ser recebida por diferentes públicos, o que está completamente fora do controle de seu criador.

O que faz com que funcione tão bem? Encenação não realista, muita criatividade, surpresa, humor e um assunto que ressoa com um grande público.