A Adobe lançou o Substance Painter 2020.2. a versão mais recente do seu software de pintura de texturas 3D, adicionando um recurso há muito esperado: a capacidade de pintar em blocos UDIM.

A atualização também adiciona a opção de pausar o mecanismo do Substance Painter durante o trabalho, faz várias melhorias no desempenho geral e reduz o tamanho dos arquivos de projeto que o software gera.

Pinte perfeitamente os mosaicos de textura UDIM dentro do Substance Painter

O recurso em destaque adicionado ao Substance Painter 2020.2 é aquele que os usuários solicitam há muito tempo: pintura multicanal sem costura nos blocos UDIM.

A Adobe originalmente visualizou a funcionalidade há um ano durante o evento do usuário Substance Days na Siggraph 2019, mas demorou mais do que o esperado para chegar a um lançamento público.

As alterações estendem o suporte existente do Substance Painter para o formato de layout UDIM UV usado em aplicativos como Mari, tornando possível pintar perfeitamente através de ladrilhos separados em um conjunto de texturas.

A Adobe diz que planeja oferecer suporte às convenções de nomenclatura de bloco nativas de outros aplicativos que usam layouts UV lado a lado, como Mudbox e ZBrush, em versões futuras.

Confira o vídeo mostrando como funciona a máscara UV Tile e a pintura através dos UV Tiles (UDIM)

Novas opções para exibir, mascarar e assar telhas UV

Os artistas que trabalham com projetos que usam blocos UV agora podem importar texturas como sequências de imagens, com o Substance Painter ingerindo e organizando automaticamente todo o conjunto de texturas.

Os mosaicos UV são então exibidos na viewport 2D em uma nova visualização em grade, com a opção de definir a resolução da textura de cada mosaico individualmente.

A atualização também adiciona um novo sistema de UV Tile Mask à pilha de camadas do Substance Painter: um tipo de máscara secundária para camadas de textura que força o software a descartar o cálculo de azulejos UV específicos.

A Adobe diz que mascarar ladrilhos UV deve melhorar o desempenho da pintura em projetos complexos. Os usuários também podem ocultar blocos mascarados na janela de visualização, facilitando o acesso a todas as partes da malha.

Os padeiros de textura do Substance Painter foram atualizados para oferecer suporte a UV Tiles, com os usuários capazes de especificar quais peças e conjuntos de texturas devem assar e incluir o número de peças UV nos nomes dos arquivos.

Veja uma visão geral mais completa do novo fluxo de trabalho no blog da Adobe neste link.

Novo Substance Painter promete melhorias no desempenho

As outras mudanças no Substance Painter 2020.2 são principalmente melhorias de desempenho.

A exportação de texturas de projetos com “muitos conjuntos de texturas ou pilhas de camadas complexas” é “até … 5 vezes mais rápida” e há melhorias de velocidade não quantificadas ao abrir projetos e durante salvamentos incrementais.

Além disso, os usuários agora podem pausar o mecanismo do Substance Painter enquanto trabalham, o que significa que as atualizações subsequentes da viewport, o processamento de textura e os traços de tinta são registrados, mas não computados.

Quer aprender a usar o Substance Painter?

Conheça nosso curso MACHADO LENHADOR LOWPOLY com 3ds Max e Substance Painter

A Adobe diz que o recurso visa tornar o Substance Painter mais responsivo ao trabalhar em projetos com pilhas de camadas complexas, com o custo de remover o feedback visual.

Os usuários podem enfileirar-se efetivamente em muitas alterações, depois pausar e computar todas de uma só vez.

Alterações para reduzir o tamanho dos arquivos de projeto do Substance Painter
Além disso, o tamanho dos arquivos do projeto que o Substance Painter gera foi reduzido.

Os padeiros de oclusão e curvatura ambiental do software agora exportam mapas de textura em escala de cinza, em vez de mapas RGB: algo que a Adobe diz que pode reduzir o tamanho do projeto em “20% a 60%”.

As configurações padrão de dilatação e difusão ao criar texturas também foram atualizadas para reduzir o tamanho do arquivo.

Preços e disponibilidade
O Substance Painter 2020.2 está disponível para Windows 8+, CentOS 7.0 / Ubuntu 16.04+ Linux e macOS 10.12+.

As assinaturas de todas as ferramentas de Substance da Adobe custam US $ 19,90 / mês ou US $ 219 / ano para artistas e estúdios que ganham menos de US $ 100.000 / ano; e US $ 99,90 / mês ou US $ 990 / ano para outros usuários.

As licenças indie perpétuas agora estão disponíveis apenas via Steam e custam US $ 149,99.