Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula especial aqui do site Gfx Total.

Um dos efeitos mais úteis gerado na Computação Gráfica é a replicação de objetos.

Criar clones para simular uma centenas de guerreiros em uma batalha medieval, infestação de insetos, animais ocupando uma grande área dentre outras aplicações é muito útil para o mercado visual, especialmente em produções cinematográficas.

Um dos exemplos pode ser visto no imagem abaixo. Trata-se do filme Guerra Mundial Z onde milhares de pessoas morrem e retornam como zumbis.

Guerra Mundial Z
A história gira em torno do funcionário das Nações Unidas Gerry Lane, que atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade

Porém, nem sempre é possível fazer este efeito pois o mesmo requer grandes habilidades em softwares 2D e 3D além de uma máquina com boas configurações.

Nesta aula faremos um modelo experimental para compreender os recursos mais básicos da simulação de cardumes com sistema de partículas.

Com a compreensão deste estudo é possível montar animações que envolvem multidões, infestações, etc.

Para criarmos o movimento desejado, é preciso fazer uma breve análise sobre o comportamento real.

No caso de cardumes livres no oceano, é perceptível um esforço muito grande para se manterem unidos, nadando e fazendo curvas rápidas para despistar os possíveis predadores.

Caso tenha curiosidade em ver como é o comportamento de um cardume, assista este vídeo a seguir:

Este movimento em direções distintas com curvas rápidas porém ser definidas através de Paths (caminhos).

Por sua vez é possível criar caminhos utilizando o recurso Shape Line com curvas suavizadas em modo Bezier.

Após definirmos um caminho/trajeto, podemos configurar os clones para simular multidões.

Uma parte importante da simulação de multidões é evidenciar movimentos e características que ocorrem no estado real (cardume).

No emissor de partículas, definimos três parâmetros principais. São eles:

tutorial-3ds-max-animar-cardume-de-peixes-com-particle-flow-01_cardume

Tamanho(Scale): Existem muitas variações no tamanho. No caso deste estudo, o cardume pode conter peixes em condição de: pequenos, grandes, finos, mais alongados, etc.

Velocidade(Speed): A velocidade de cada animal também pode ser definida pelas características citadas anteriormente. Alguns podem ser mais rápidos enquanto outros são mais lentos.

Direção (Rotation): Os peixes sempre devem seguir na direção do cardume (Follow). Durante as manobras e curvas fechadas, alguns peixes acabam se desviando do trajeto mas sempre voltam para o grupo.

Por fim, devemos apenas instanciar a partícula a um modelo. No caso, usamos como partícula um peixe da espécie saltatrix-anchova.

Criamos um modelo lowpoly para que as partículas não sobrecarreguem o processamento e a memória antes e durante a renderização.

tutorial-3ds-max-animar-cardume-de-peixes-com-particle-flow-peixe-wire

Acompanhe estas e muitas outras dicas no vídeo abaixo. Um grande abraço a todos e bons estudos…

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação. Use a hashtag #TutoriaisGfxTotal e mostre-nos um pouco de seu talento.

Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

============ IMPORTANTE =============

Compartilhe nossos tutoriais nas redes sociais. Desta forma estará contribuindo para que o GFX Total fique ainda melhor.

Como Animar Cardume de Peixes 3D Particle Flow 3ds Max

Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.

Acompanhe o GFX Total no Facebook, clique aqui.

Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.