Olá a todos, sejam bem vindos a mais uma aula de computação gráfica de design aqui no nosso espaço.

Neste artigo vamos aprender a mapear, texturizar e renderizar a bola estrela 3D da qual aprendemos a modelar na aula anterior (Como Modelar Bola Estrela no 3ds Max – star ball).

Trata-se de um assunto bastante delicado pois são várias etapas reunidas em um único contexto.

Quando falamos sobre mapeamento, estamos fazendo referência a organização da malha para que receba texturas.

Estas texturas deverão ser aplicadas a pontos específicos e por isso o mapeamento é tão importante.

Sem mapear o objeto, seria impossível distribuir texturas (cores) e canais (bump, gloss, opacity, etc) de forma eficiente.

Falando sobre canais, neste modelo vamos usar um canal bump (rugosidade) para gerar estes pequenos pontos distribuídos na superfície do modelo.

Bola-da-final-da-Champions-League-2014-2015-efeito-bump

Um vez que o modelo esteja mapeado, estará apto a receber as texturas.

Estas texturas deverão ser desenvolvidas em softwares especialistas para se obter maior resolução e melhores resultados quanto ao design.

Tutorial 3ds Max - Mapa, textura e render - bola estrela - textura

Devemos reforçar que quanto mais detalhes houver na textura, maior será a qualidade da imagem/render final.

Caso ainda não tenha visto, acesse o tutorial e entenda como criar as texturas através do Photoshop acessando este link: (Como Criar Texturas para Bola Estrela no Photoshop)

E finalmente chegamos ao render.

Renderizar, assim como todos os passos anteriores, é uma arte.

A renderização exige do Designer uma percepção aguçada para compreender os pontos necessários para um bom resultado final.

Isso requer conhecimentos em balanceamento de iluminação, ajuste de materiais, ângulos ideais para render(foto), entre outros.

É muita coisa para se aprender, certo??? Mas não se preocupe, tudo isso vem com o tempo.

Apenas faça sua parte como um bom aluno, busque sempre por novos conhecimentos e tenha foco naquilo que deseja alcançar.

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

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Um forte abraço e bons estudos a todos…

FAÇA O DOWNLOAD OS ARQUIVOS DESTA AULA NO LINK ABAIXO:

As texturas estão disponíveis no artigo Como Criar Texturas para Bola Estrela no Photoshop

Como Mapear, texturizar e renderizar bola estrela no 3ds Max – Parte 01

Como Mapear, texturizar e renderizar bola estrela no 3ds Max – Parte 02

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