Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula especial de Computação Gráfica e Design aqui no site Gfx Total.

Neste artigo vamos aprender como modelar, de forma dinâmica e eficiente, um microfone de mão.

Para um estudo mais aprofundado, vamos ver técnicas inovadoras além de configurar materiais, luzes e finalmente renderizar um belo projeto final.

ATENÇÃO:

Aconselhamos que leia este artigo até o final e assim, quando for estudar pelo vídeo, sua mente estará muito mais aberta aos conceitos e isso ajudará a fixar o novo conhecimento sem dificuldades.

MODELAGEM DO PUNHO (ACABAMENTO PLÁSTICO)

A modelagem do microfone de mão será definida em duas etapas. Uma fácil e outra “relativamente” difícil.

Isso ocorre porque temos duas partes sendo o acabamento de plástico e a proteção de tela metálica.

No acabamento de plástico temos o bom e velho formato primitivo do qual já abordamos várias e várias vezes.

É possível modelar o acabamento plástico apenas criando um cilindro primitivo e ajustando o topo e a base de maneira que fique levemente cônico.

Exemplo de base primitiva – microfone

Mas, contudo e todavia… nosso objetivo é facilitar as coisas e por isso vamos pular a modelagem dos cortes que iríamos fazer se optássemos pela modelagem através do cilindro.

Logo, usamos uma Spline criando todo o contorno a aplicando um modificador lathe. Isso vai poupar um grande trabalho na hora da modelagem.

Base de plástico – acabamento punho microfone

Uma vez criado o acabamento de plástico, podemos reforçar os cantos e suavizar as bordas para acentuar com efeitos mais realista.

Faça download dos arquivos de referência e divirta-se!

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MODELAGEM DA MALHA METÁLICA

O próximo passo é modelar a malha metálica que protege a parte da captação de som.

Globo Metálico Microfone

Esta malha é bastante complicada de se modelar manualmente. Por isso vamos usar um recurso de controle de malha que vimos na videoaula Animar Bola e Cesta de Basquete com Cloth e MassFX 3ds Max.

Recomendamos que assista para reforçar e entender melhor como funciona esta dinâmica de se deformar malhas a partir de objetos secundários.

Para executar a modelagem da malha metálica, devemos antes preparar uma animação de uma superfície similar.

MALHA METÁLICA – MONTAGEM E DEFORMAÇÃO

Para entender melhor como funciona, tente pensar como seria fazer o modelo real, tipo:

Se eu fosse fazer esta tela? Primeiro eu trançaria os arames de metal até formar uma malha. “

Exemplo: Montagem de malha através de linhas

Em seguida iria pressionar a malha sobre uma superfície redonda (molde) deixando-a com o formato similar ao molde.

Exemplo de malha sendo deformada sobre um molde

Se você pensou desta forma, parabéns! Está no caminho certo.

Agora, se pensou em fazer de outra forma, também esta correto pois na computação gráfica existem várias técnicas de modelagem que levam a um mesmo resultado. Tudo vai depender do ponto de vista.

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