Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Neste artigo vamos aprender a modelar uma espada Katana utilizada por samurais e praticantes das artes marciais.

O segundo passo – Conhecer bem aquilo que se deseja criar em 3D

Para começarmos bem, devemos compreender a importância das referências em qualquer projeto 3D além de saber como elas influenciam direta e indiretamente no resultado final da modelagem 3D.

Antes da modelagem, vamos passar algumas dicas sobre como escolher as melhores imagens de referências além de conhecer um pouco da história daquilo que se pretende modelar.

Seja um objeto, personagem ou cenário. Quando conhecemos as características históricas e culturais de um objeto, temos mais segurança no desenvolvimento da peça em 3D.

Antes de começar a modelar devemos configurar as referências que temos colocando-as na viewport do programa Autodesk 3ds Max.

O segundo passo – Botar a mão na massa

Agora que já sabemos tudo (ou quase tudo) sobre o nosso modelo, podemos dar início a modelagem 3D.

Criar o modelo da espada samurai não é um grande desafio, porém necessita muita atenção nos detalhes para replicar tudo na forma mais proporcional possível.

Se quiser saber mais sobre este tipo de espada e também assuntos da cultura oriental acesse este link: KENJUTSU EM CASA

Vamos começar modelando a ponta da espada katana pois trata-se de uma parte mais tranquila de se fazer. Podemos começar com um simples plane criado na vista front.

Em seguida faremos a modelagem do dorso e lâmina. Entre a lâmina e a guarda, existe uma peça em formato de mosaico. Faremos este modelo para concluir esta primeira etapa.

Nós já falamos sobre este assunto (modelagem de armas brancas) em outras oportunidades. Veja este artigo onde ensinamos a modelar uma faca tática 3D. Tutorial Modelagem 3D Faca Tática Autodesk 3ds Max

Vamos deixar a lâmina e dorso pequenos para que não atrapalhem na modelagem das próximas peças.

O próximo modelo será a guarda.

Como não temos um bom ângulo de visão, faremos algo aproximado daquilo que podemos ver nas fotografias.

Depois da guarda, passamos para a modelagem do cabo da espada samurai.

Este provavelmente SERIA o mais simples se não fossem as tiras ou tranças de tecido. Vamos aprender como criar uma base e replicar gerando um efeito de continuidade.

Para criar o efeito de torção nas tiras, usamos o modificador Twister. Assim poderemos torcer um modelo com mais facilidade. Depois de criar a torção, aplicamos um modificador Shell para gerar a espessura da malha a finalmente criamos as várias cópias das tranças.

Agora que já temos o modelo completo é só aumentar o tamanho da lâmina e dorso aplicando uma leve torção visível no modelo real. Esta torção será feita com o auxílio do modificador “bend“.

Com isso concluímos nosso tutorial de modelagem da espada samurai 3D no 3ds Max.


Será que VOCÊ consegue fazer este modelo?

Queremos ver o resultado final. Poste o render final do seu modelo no nosso grupo do facebook e mostre que você é um aluno nota 10. Acesse o grupo neste link: Grupo de Computação Gráfica 3D – Gfx Total

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Tutorial Modelar Espada Samurai 3D no Autodesk 3ds Max

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