Olá a todos. Sejam sempre bem vindos a nossa sala de estudos sobre Computação Gráfica.

Neste artigo vamos aprender a modelar um polvo (octopus) como detalhamento de tentáculos, ventosas, olho e a cabeça.

A modelagem deste animal marinho é um grande salto para quem está desenvolvendo os conhecimentos no software Autodesk 3ds Max.

Isso porque neste estilo de modelagem, conhecida como orgânica, temos muitos obstáculos. Entre os principais estão a dificuldade de manter uma topologia 100% (cem por cento) quad e a simetria que em muitos casos fica impossível manter.

Felizmente, nós do site Gfx Total, facilitamos muito através das técnicas passadas durante as videoaulas.

Veja o resultado final abaixo:

Nesta imagem tem um modelo 3D. Um polvo gigante cinza com olhos amarelos e com os tentáculos enrolados a uma espera roxa.

Quando modelamos personagens humanos ou animais, a tendência é sempre começar pela face. Neste exemplo do polvo vamos sair para fora da caixa e começar ao contrário.

Isso porque, neste caso específico, a modelagem das pontas para centro “ou” dos tentáculos para a face se torna estrategicamente mais fácil.

Outro recurso indispensável é a ferramenta paramétrica “Array“. Com ela podemos modelar e criar repetições em posição, escala ou rotação.

Veja este artigo e entenda mais sobre Array: Clique aqui.

Modelar um polvo com todas as ventosas necessárias seria bastante pesado, não só para processamento como para render.

Por isso vamos adicionar um tempero extra e aprender como simular as ventosas presentes nos tentáculos.

Já que estamos falando de um modelo lowpoly, vamos criar o mapeamento e adicionar o efeito das ventosas através de uma textura criada no Photoshop e adicioná-la ao mapa displacement.

Para isso utilizaremos o modificador de mapeamento (Unwrap UVW).

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação. Use a hashtag #TutoriaisGfxTotal e mostre-nos um pouco de seu talento.

Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

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Como Modelar Polvo no 3ds Max (Octopus Modelling) – Parte 01


Como Modelar Polvo no 3ds Max (Octopus Modelling) – Parte 02