Nesta aula vamos aprender como modelar uma roda de bicicleta e assim descobrir novas técnicas de modelagem 3D usando o programa Autodesk 3ds Max.

Há alguns anos atrás criamos um tutorial abordando a modelagem de uma roda de bicicleta 3D. Devido a necessidade de atualizações, tivemos que remover o vídeo do site e canal do Youtube.

Hoje retomamos o assunto para apresentar novas técnicas e compartilhar dicas valiosas com nossos alunos.

A modelagem 3D deste aro não é difícil. Porém requer muita atenção na elaboração da topologia.

A ligação entre o cubo e o aro possui uma lógica de encaixe e por isso precisamos conhecer muito bem como ocorrem estas ligações.

No exemplo da roda de bicicleta, precisamos encaixar cada raio passando pelas cavidades da flange do cubo até chegar ao aro.

Portanto, não basta apenas modelar. Temos que “pensar” na maneira correta de encaixar as partes.

E é justamente por isso que começamos sempre pelo estudo das referências. Uma vez que compreendemos a mecânica, lógica ou forma básica do modelo, as chances de erro de modelagem reduzem muito.

A referência principal que usaremos para esta aula foi retirada do site de vendas Alibaba. Caso queira ver mais fotos do produto, segue o link: Roda de bicicleta em liga/aro de roda 27.5/29er, roda

No caso do cubo, começamos pela forma básica de um cilindro pois este o o formato primitivo que mais se aproxima do objeto.

Para a modelagem da flange do cubo usaremos uma técnica de clonagem de peças em torno de um eixo. Este procedimento é chamado de Array e consiste em criar um objeto a partir de um fragmento.

Além de criarmos a flange deste cubo, faremos também algumas partes extras incluindo as superfície que simulará os rolamentos e o sistema de rosca do eixo central.

Em seguida passamos para a modelagem do aro. Mais uma vez recorremos ao Array, porém com algumas pequenas mudanças pois o objetivo é o mesmo. “Criar um objeto a partir de um fragmento”.

Para criar o fragmento do aro, usamos o modificador “lathe” que transforma linhas em sólidos.

Por fim faremos os raios que poderão ser criados a partir de uma simples linha (Spline). Mais uma vez usaremos o Array para clonar os raios e assim criar o conjunto formando a roda da bicicleta.

Após aprender a modelar esta roda, que tal criar o conjunto completo incluindo o pneu? Para aprender a modelar o pneu de bicicleta clique aqui: Tutorial Como Modelar Pneu de Bicicleta em 3D no 3ds Max

Assista ao vídeo e descubra estas técnicas mencionadas acima além de várias outras dicas de modelagem que poderão se aplicadas a criação de rodas de bicicletas e objetos semelhantes.

BAIXE OS ARQUIVOS USADOS DURANTE ESTA AULA.

Como Modelar Roda de Bicicleta 3D no 3ds Max Parte 01

Como Modelar Roda de Bicicleta 3D no 3ds Max Parte 02

Como Modelar Roda de Bicicleta 3D no 3ds Max Parte 03