Recentemente tivemos o Dia internacional da Mulher e como de se esperar, foram muitos elogios, agradecimentos cartas e flores.

Também não é pra menos, pois sabemos que elas são o pilar de nossa sociedade. Estão presentes como mães, irmãs, tias e amigas de todas as horas.

Ao longo do dia 08/03 vimos muitas homenagens porém as que mais apareceram foram as flores. De todos os tamanhos, formas e cores.

Como sempre veio aquela pergunta!

Será que é difícil modelar uma flor ???

A partir desta dúvida, começamos a realizar várias pesquisas sobre o assunto, flores:

  • Como elas surgem?
  • Como o broto se desenvolve?
  • Como é a textura?
  • Quais os principais formatos?
  • Etc, etc, etc….

Chegamos a uma conclusão muito interessante.

As rosas são um símbolo de perfeição da natureza. Não apenas por sua beleza, mas pela forma que as pétalas se desenvolvem.

Esta rosa será utilizada como referência para nosso estudo

À alguns anos atrás, já falamos sobre um assunto muito parecido, mas a complexidade era muito menor se comparado a modelagem que faremos hoje. Caso queira dar uma olhadinha, segue o link do Tutorial Modelar um Ventilador (Todas as partes).

Uma característica muito interessante das Rosas, é que possuem a famosa Sequência Fibonacci. Para quem não conhece, a sequência Fibonacci é uma sequência de números inteiro que obedecem um padrão que cada elemento subsequente é a soma dos dois anteriores.

Traduzindo, é uma escala em espiral que está presente em quase tudo que existe.

Quer saber mais sobre a sequência Fibonacci. Clique neste link para obter mais detalhes.

Outro assunto que será discutido durante a videoaula é o uso dos atalhos para dinamizar o trabalho no 3Ds Max. Para acessar o conteúdo, visite Dica Rápida #3 – Atalhos de Edição Rápida

Devido a sua grande complexidade para se alcançar um resultado realista, nesta aula vamos focar somente na flor.

Futuramente podemos criar a continuação para textura e materiais, Iluminação e Render entre outros…

Caso tenha interesse em saber os próximos passos, compartilhe este post com seus amigos.

Se alcançarmos mais de 50 compartilhamentos vamos criar as continuações.

Sobre a Modelagem da Rosa.

A primeira coisa que devemos identificar é o principal formato do objeto de estudo.

Temos um tipo de evolução que acontece do centro para as bordas. As pétalas são formadas no centro (miolo) e a medida que novas pétalas surgem, as anteriores vão sendo “empurradas” para as bordas.

Em um rascunho simples temos:

A sobreposição das pétalas ocorre de forma espiral muito parecido com o formato de hélices de embarcações, aeronaves ou até mesmo de um ventilador doméstico.

Essa função é chamada de Array e geralmente é usada em modelagem paramétricas.

Modelar as pétalas

Modelar as pétalas, uma por uma, seria bastante complicado. Por isso vamos adotar um recurso de extrusão de linhas “splines”.

As splines são muito fáceis de editar, pois isso são mais indicadas para este tipo de modelagem. Vamos criar a primeira linha no formato “meia lua”. Em seguida podemos copiar em espiral usando a ferramenta Array.

Em seguida, vamos juntar todas as linhas através de um Attach. para posteriormente aplicarmos uma extrusão.

Na imagem abaixo aplicamos nas linhas o modificador extrude e um edit poly. Selecionamos as Edges verticais, aplicamos um connect e escalamos a seleção do centro para criar um efeito abaulado.

Para criar uma curva suave na borda da pétala, removemos o Vertex de cada ponta e aplicamos o modificador TurboSmooth para observar o resultado.

A parte mais difícil é essa. Se você conseguiu chegar até aqui, o resto é mamão com açúcar. rsrsrs

Agora é só criar novas pétalas, porém buscamos abri-las formando uma evolução conforme mencionamos no início deste artigo. Na imagem abaixo criamos 3 (três) espirais mas é necessários criar mais alguns para alcançar o formato de proporção da flor.

Para dar um efeito mais realista, ao final da modelagem selecionamos alguns vértices aleatórios e mudamos a posição. Essa alteração vai deixar as pétalas desorganizadas como acontece na flor real.

Você também pode utilizar o modificador Noise para enrugar e deformar mais ainda o seu modelo.

Por fim, para que o modelo 3D se pareça mais com a imagem da foto de referência, puxamos mais dois ou quatro polígonos em cada pétala. Assim será criado um efeito “ponta” conforme imagem.

Acompanhe o resultado final abaixo:

Para sanar todas as suas dúvidas e aprender novos macetes, veja os vídeos abaixo.

Baixe os arquivos desta aula no final desta página:

Mas não se esqueça de compartilhar e curtir esse post. Com a sua ajuda faremos muitos outros artigos como este.

Um forte abraço e bons estudos.

Modelar botão Rosa 3Ds Max – Parte 01

Modelar botão Rosa 3Ds Max – Parte 02