Olá a todos… Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial aqui do site Gfx Total.

Em nossa aula anterior vimos como modelar de forma prática e eficiente uma bancada de banheiro com cuba de sobrepor e torneira monocomando.

Hoje vamos prosseguir como o mesmo tema, porém aprendendo a configurar de forma correta os materiais além de ver assuntos como iluminação, texturização e observações de qualidade de render.

Caso ainda não tenha visto nossa aula sobre como modelar estes objetos, acesse o link Como Modelar Bancada de Lavatório no 3ds Max e obtenha o passo-a-passo.

Se já assistiu a aula sobre modelagem, já está preparado(a) para a próxima etapa que consiste em configurar os materiais e renderizar a cena composta com luzes e objetos decorativos.

PREPARANDO O AMBIENTE

Como você já deve saber, para criar uma boa renderização é necessário que seu modelo seja composto de elementos secundários.

No caso da bancada, devemos elaborar mais modelos para preencher o ambiente e torná-lo mais convincente.

Separamos alguns dos mais comuns objetos encontrado em banheiros como Escovas de dente, toalhas, dispenser de sabonete líquido, molduras, etc.

Uma vez que adicionamos estes elementos de composição, podemos dar início a configuração dos materiais.

CONFIGURANDO OS MATERIAIS

Para configurar os materiais vamos utilizar o renderizador V-Ray já que nosso renderizador anterior (Mental Ray) está descontinuado, portanto não haverá mais atualizações ou qualquer continuidade de melhorias.

Se quiser saber mais sobre o V-Ray além de baixar a versão compatível com seu 3ds Max, acesse o link Novidades sobre o Renderizador V-Ray Next v4.1 e encontre os arquivos no final da página.

O único material que usaremos em conjunto com as texturas serão os materiais das molduras. Os demais materiais serão feitos usando apenas os Slots disponíveis no editor de materiais.

APLICANDO A ILUMINAÇÃO

Quando falamos sobre a iluminação de banheiros, estamos basicamente trabalhando com duas luzes. Um luz é a principais usada exclusivamente para iluminar o ambiente e as demais são pontos utilizados para clarear a área do espelho, box ou outros locais.

No nosso exemplo, vamos aplicar duas luzes sendo uma geral e outra na frente do espelho simulando um iluminação básica deste tipo de ambiente.

AJUSTE DE MATERIAIS

Para finalizar a configuração dos materiais é necessário começarmos a configurar a renderização. Será necessário alguns renders simples para melhorarmos nossos materiais e testarmos alguns efeitos.

Uma vez identificados os problemas nos materiais, podemos resolvê-los e passar para a configuração do render em boa qualidade.

RENDERIZAÇÃO

Nesta etapa, devemos tomar muito cuidado pois um boa renderização pode custar muito tempo de render. Por isso vamos tentar chegar a um meio termo onde teremos um bom render mas sem exagerar no tempo gasto.

Veja o resultado final abaixo:

Esperamos que aprenda com as novas dicas que receberá em nossa videoaula abaixo.

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Agora chegou sua vez! Use a criatividade e aplique estas ferramentas e técnicas em outros modelos e treine bastante.

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Como Renderizar Bancada de Lavatório 3ds Max e V-Ray Parte 01

Como Renderizar Bancada de Lavatório 3ds Max e V-Ray Parte 02