Neste vídeo veremos como um mesmo objeto com texturas PBR reage em diferentes viewports.

Mas afinal, o que é PBR?

Caso você ainda não conheça, PBR é uma abreviação para Physically based rendering, ou seja, renderização fisicamente correta.

Os renderizadores que trabalham em PBR possuem luzes e materiais que respeitam as leis da física, assim, é possível criar imagens realistas com muito mais facilidade do que antigamente, quando os renderizadores trabalhavam com luzes e materiais irreais.

Por exemplo, as luzes Standard do 3ds Max são irreais, possuem intensidade igual a 1 e não têm temperatura de cor, já as Photometrics são fisicamente corretas, possuem intensidade em Lumens, Candelas ou Lux e têm temperatura de cor.

O mesmo vale para o material Standard, que não é fisicamente correto e permite configurações irreais como reflexo sem brilho, enquanto que, os materiais Physical Material do ART, Arch&Design do Mental Ray, VrayMtl do V-Ray, Corona Material, RedShift e outros renderizadores são fisicamente corretos e não permitem configurações irreais.

Isso significa que se aumentamos o reflexo vai aumentar automaticamente o brilho, pois apenas materiais brilhantes refletem.

Portanto, a renderização PBR consiste na precisão e consistência do render em qualquer condição de iluminação devido aos fluxos de trabalho das texturas usadas no processo de criação.

Os canais de refletividade, rugosidade da superfície, coloração junto com o princípio de conservação de energia e a reflectância bidirecional (BRDF), fornecem o melhor padrão para qualquer objeto 3D que possa ser renderizado em qualquer condição de iluminação.

AS TEXTURAS PBR REAGEM DA MESMA FORMA EM SOFTWARES DIFERENTE?

Para compreendermos melhor como esta textura PBR funciona em viewports distintas o artista, Thomas Cheng, publicou um vídeo fazendo uma comparação entre as Viewports PBR Real-Time do 3ds max, Blender, Unreal e Modo, onde ele mostra o mesmo objeto, texturas e fundo HDRI sendo exibidos nos quatro programas.

Neste vídeo o autor mostra um mesmo objeto, texturas e fundo HDRI sendo exibidos nos quatro programas, mas vale lembrar que ele é usuário do Modo e pode não ter a mesma experiência nos demais Softs.