Você conhece todos os atalhos de teclado do Autodesk 3Ds Max?

Se a resposta for sim. Parabéns, você é um gênio(a).

Agora se a resposta for pouco ou quase nada, não fique triste. Hoje você vai descobrir como é fácil descobrir e configurar novos atalhos no 3Ds Max.

Os atalhos ajudam a melhorar a velocidade da execução de ferramentas e efeitos dentro de qualquer programa. Quem nunca usou o famoso Control+C > Control+V. Rsrsrs

Quando temos ações rotineiras que demandam uma grande repetição, logo pensamos nos atalhos.

Mas a pergunta é: Como faço para memorizar todos os atalhos?

Infelizmente seria quase impossível pois existem centenas ou talvez até milhares de atalhos definidos dentro do 3Ds Max.

Logo, a pergunta correta a se fazer é: Quais os atalhos que eu realmente preciso?

Digamos que numa rotina de modelagem você utilize a ferramenta CUT (recorte) muitas vezes. Quando estiver modelando com qualquer Subobject, basta pressionar ALT+C que o recorte é ativado.

Em outra situação, digamos que você está modelando uma peça e precisa usar o connect várias vezes. Basta selecionar os Vertex que deseja conectar e aplicar o atalho CTRL+SHIFT+E

Para descobrir o atalho de cada ferramenta, alterar ou adicionar novos atalhos. Vá no menu Customize > Customize User Interface.

Na aba Keybord, selecione o grupo (Group) desejado e logo abaixo veja os atalhos já definidos.

No exemplo acima, queremos saber os atalhos para os Edit Poly. Logo em group selecionamos Edit poly e podemos ver o comando Connect e ao lado o atalho (Shortcut) SHIFT+CTRL+E.

Se quiser alterar o atalho, basta preencher o novo atalho no campo Hotkey. MAS ATENÇÃO: Alguns atalhos podem substituir outros já existentes. Tome muito cuidado para não complicar demais.

Segue abaixo uma tabela resumida com os principais atalhos


Para que todos os atalhos funcionem corretamente é necessário
a adição deste arquivo (DefaultUI.kbdx)
a sua pasta C:\Users\seuUsuário\Documents\3dsMax


TipoAçãoAtalho
Convert Editable Polygon Objects Ctrl+Shift+Y
Modify Edit Poly Objects Ctrl+Shift+U
Convert Editable Spline Shapes Ctrl+Shift+S
Editable Polygon Edit Vertex1 (!)
Editable Polygon Edit Edge2 (@)
Editable Polygon Edit Border3 (#)
Editable Polygon Edit Polygon 4 ($)
Editable Polygon Edit Element 5 (%)
Connectvertex Shift+Ctrl+E
AttachEdit Polygon Ctrl+J
Attach List Edit Polygon Ctrl+Shift+J
Auto Smooth Polygon Ctrl+Shift+M
Bride EdgesCtrl+Alt+>
Detach Polygon Ctrl+Shift+D
Cutvertex/EdgeAlt+C
Target Weld vertex Ctrl+T
Bevel Edit polygon Ctrl+ Shift+B
Chamfer Edit edge Ctrl+ Shift+C
Extrude Edit polygon Shift+E
Grow Selection Edit polygon Ctrl+Up Arrow
Plane Object Ctrl+ Shift+O
Shrink Selection Edit polygon Ctrl+Down Arrow
Hide Polygon Edit polygon Alt+H
unhide All Polygon Edit polygon Alt+U
Hide Unselected Polygon Edit polygon Alt+I
Turbo Smooth Modifier Edit polygon Ctrl+end
ArrayObjectsCtrl+Shift+L

Agora é com você!

Acesse o painel de customização e anote os principais atalhos que usa constantemente e boa modelagem.