Na dica rápida de hoje vamos falar sobre as principais configurações dos slots para aproveitar a máximo deste recurso.

Os Slots de materiais são aquelas “bolinhas” que vem desde as primeiras versões do 3Ds Max. Para visualizá-las basta clicar sobre o ícone mostrado abaixo ou o botão de atalho (M) de Materiais.

Na visualização dos materiais o formato esférico facilita a comparação de efeitos como reflexo, refração, glossiness, bump, displacement, entre outros.

Este formato esférico é utilizado na maioria dos softwares de computação gráfica. Para visualizá-lo em tamanho grande basta dar clique duplo sobre o Slots desejado.

Também existem variações para slot cúbico e cilíndrico. Estas variações pode ser usadas por afinidade do usuário ou para comparar efeitos de superfície.

Digamos que você está modelando uma caixa. Já que a caixa possui um formato quadrado, podemos usar o slot Box para configurar os materiais e texturas. Deste modo, aproximamos o efeito do slot ao que será aplicado no modelo final.

Muitos usuários imaginam os slots como algo limitado pois é possível ver apenas alguns slots gerando uma falsa impressão de baixa variedade.

Porém os slots podem suportar um número infinito de materiais bastando apenas o usuário manter nomes diferentes para cada slot.

Por exemplo:

Na imagem abaixo vemos que os 6 slots (bolinhas) já foram todos usados nos 6 respectivos objetos. Porém eu ainda tenho um sétimo objeto (teapot) para aplicar um material.

Neste caso, podemos simplesmente arrastar um slot para cima de qualquer outro e renomear.

Veja abaixo que arrastamos o slot AMARELO para cima do AZUL transformando o AZUL em uma cópia do amarelo.

O nome padrão do slot se manteve o mesmo (10-Default).

Agora basta mudar o nome do slot copiado. Neste exemplo mudamos de 10-Default para cor-chaleira. Alterar as propriedades como cor, brilho, reflexo, etc. E depois arrastá-lo para cima do sétimo objeto (Chaleira).

Tenha em mente que, mesmo arrastando o amarelo para cima do azul, nós não perdemos ou excluímos o azul. Basta usar a ferramenta conta gotas para capturar o material de qualquer objeto visível na Viewport.

Outra dica valiosa é restaurar os slots. Esta opção limpa todos os Slots deixando-os como se estivesse iniciando um novo projeto. Da mesma forma que a cópia, este método não apaga os materiais adicionados aos objetos da viewport.

Vá em Utilities > Reset Material Editor Slots

Veja mais uma vez que embora tenhamos limpado todos os slots, os materiais continuam disponíveis nos objetos bastando apenas usar a ferramenta conta-gotas para capturar e editar qualquer material disponível nos modelos ao lado.

Desta maneira, podemos criar 6 materiais, aplicar a 6 modelos, resetar todos os slots e finalmente criar outros 6 novos materiais.

A única obrigatoriedade é alterar os nomes pois não podem haver nomes iguais para slots de diferentes objetos.

COMO CRIAR MAIS SLOTS?

Podemos aumentar a quantidade de slots na janela de amostra mas a forma de uso continua sendo a mesma explicada anteriormente.

Os slots podem ficar dispostos nas seguintes opções:

  • 3 x 2 Sample Windows
  • 5 x 3 Sample Windows
  • 6 x 4 Sample Windows

Para alterar o modo de janela de amostra podemos clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer slot e escolher entre as opções disponíveis.

Slate Material Editor

Uma opção que está disponível a partir da versão 3ds Max 2012 é o modo de edição por fluxograma. O Slate Material Editor.

Para ativar este modo, com o editor de Materiais ainda aberto, vá ao menu Modes > Slate Material Editor.

A janela de materiais irá se transformar. Agora basta usar a ferramenta Conta gostas para capturar qualquer material existente ou criar novos materiais conforme podemos ver na imagem abaixo:

Este modo de criação de materiais possibilita maior fluidez nas criações e edições de materiais.

Mas não é tão simples assim não!

Este modo de edição dos materiais é bem mais complicado de se entender. Principalmente para usuários novos. Veja abaixo os exemplos que separamos.

Aqui você vê o material no modo compacto onde todos os materiais estão agrupados em um slot chamado Multi/Sub-object.

Abaixo você vê o mesmo material, porém no modo Slate Material Editor.

Por isso, se você está iniciando, recomendamos que continue no modo Compacto até que tenha segurança do que está fazendo.

Para fechar este tema, vamos mostrar uma dica que ajuda muito na hora de identificar e criar novos materiais.

Quando trabalhamos com o modo compacto, os slots possuem uma única cor cinza e isso costuma confundir um pouco.

Aproveite para ver nossos artigos sobre materiais:

Dica Rápida #2 – Salvar Materiais Predefinidos no Vray (Preset Material)

Composição de Texturas e Materiais no 3ds Max

É muito normal arrastarmos um slot para um modelo e percebermos que acabamos por arrastar o errada. Acontece com grande frequência por é normal confundir as cores.

Nós temos um script que nos ajudou muito e vamos compartilhar com você. Este script adiciona cores aleatórias nos slots tornando-os muito mais legíveis para edição.

Para executar este script faça o seguinte:

Vá ate o menu superior Scripting > New Scripting

Isso abrirá a janela para editar e executar um Maxscript. Em seguida copie o código abaixo e cole dentro do Editor.

for m in 1 to meditMaterials.count do
(
meditMaterials[m] = StandardMaterial diffuse:(random black white) \
name:(if m < 10 then ("0" + m as string + " - Standard") else (m as string + " - Standard"))
)

Por fim execute o Script. Dentro da janela do Editor MaxScript vá em Tools > Evaluate All ou o atalho Crtl + E.

Pronto! Veja que todos os materiais receberam uma cor diferente e agora fica muito mais fácil identificar e selecionar slot desejado.

Espero que tenha gostado destas novas dicas. Em breve vamos abordar o modo avançado Slate Material Editor .

Se você quer aprender o modo avançado, compartilhe este post com seus amigos. Quanto maior o compartilhamento, mais rápido será a publicação da continuação.

Um forte abraço e bons estudos a todos.