Olá a todos! Sejam bem-vindos a mais uma videoaula recheada de informações e dicas importantes que você só encontra aqui no site Gfx Total.

tela

Neste artigo vamos falar sobre a criação de material de metal do tipo aço escovado. Este material é comumente encontrado em panelas e objetos similares. Vamos entenderas principais formas de alterar um material metálico e ainda compor reflexos variados junto ao efeito escovado.

Para início de estudo precisamos consultar as referências e neste passo separamos alguns materiais dos quais vamos simular.

OBS.: Todos os passos para a criação do material de metal pode ser acompanhado em outro renderizador ou programa pois as configurações são as mesmas mudando apenas algumas nomenclaturas.

Para criar este tipo de material vamos usar o materil Arch&design Mental Ray. Por ser tratar de um material completo e dinâmico o arch&design pode se transformar em qualquer tipo de superfície com poucas alterações na configuração.

slots

O primeiro material é o aço escovado na horizontal. Este é muito encontrado em encanamentos de cobre e panelas de alimentos.

Derivado de um material cromado, o material escovado possui um reflexo embaçado que pode ser alcançado alterando o parâmetro glossiness.

O segundo material provem do mesmo aço, porém escovado de forma rotativa. No objeto real este tipo de material causa um reflexo um tanto incomum.

É possível ver este reflexo em muito tipos de objetos como por exemplo no reflexo de um DVD ou chapa de mesa de alumínio usadas em jardins.

O nome utilizado neste efeito de material é glossiness anisotropy ou brilho anisotrópico.

Além destes materiais, é possível criar muitas variações de metais apenas aumentando ou reduzindo os valores ou mesmo mudando os mapas do canal anisotropy rotation.

Todos os passos serão demonstrados com detalhamento no vídeo abaixo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário:

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação. Use a hashtag #tutoriaisgfxtotal e mostre-nos um pouco de seu talento.

Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Criar Material de Metal Escovado Mental Ray 3ds Max – Parte 01


Criar Material de Metal Escovado Mental Ray 3ds Max – Parte 02


Não se esqueça de inscrever-se em nosso canal e dar um like (joinha) no vídeo, pois assim estará incentivando a criação de novos vídeos.

Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.

Acompanhe o GFX Total no Facebook, clique aqui.

Não se esqueça de deixar seu comentário.