A animação é uma parte essencial da computação gráfica. É com ela que criamos peças publicitárias, efeitos de movimento (Motion Graphics) além de dar vida a grandes personagens.

Hoje faremos um estudo sobre a animação de páginas de um caderno espiral. Entre os principais assuntos estão a modelagem de superfícies como topologia, modelos a partir de shapes, aplicação de modificadores e animação através de quadros-chave (keyframe).

Para começarmos, precisamos de um modelo 3D.

Como de costume, vamos aprender todas as etapas começando pela modelagem das folhas e a mola espiral.

O principal recurso destas modelagens serão os shapes. Se ainda não conhece ou não saber como usar os shapes na modelagem, confira este estudo completo sobre estas linhas: Modelar objetos com shapes 3ds Max (clique aqui)

Em seguida faremos a modelagem das folhas de papel perfuradas.

Para modelarmos as folhas, vamos recorrer aos shapes e assim criar a superfície de forma rápida e fácil.

Estas folhas deverão ter uma topologia específica para animação de superfícies, por isso vamos aprender uma super dica de como transformar qualquer superfície em topologia uniforme.

Outra parte importante deste estudo será a aplicação de texturas de forma a simular os dois lados das folhas.

Para isso, usaremos o recurso de Material IDs para identificar, separar e texturizar cada face de acordo com cada ID.

Finalmente aprenderemos a aplicar uma animação com recursos de modificadores e edição da timeline através do editor de curvas e as keyframes.

Gostou deste estudo? Então curta e compartilhe este post com seus amigos.

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com vocês e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas estão aprendendo e evoluindo.

COMPARTILHE  O SEU TALENTO PARA CONOSCO!

Poste seus projetos nas redes sociais com a hashtag #TutoriaisGfxTotal e receba nossa avaliação.

Assista agora a videoaula para aperfeiçoar e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D

Modelagem e Animação de Caderno Espiral no 3ds Max Parte 01

Modelagem e Animação de Caderno Espiral no 3ds Max Parte 02

Faça download dos arquivos desta aula no botão abaixo: