Neste artigo vamos aprender a modelar vários modelos de engrenagens mecânicas 3D de forma fácil e eficaz. Como foco de modelagem iremos criar as engrenagens a partir de Shapes e objetos Primitivos.

O 3Ds Max é um software muito completo e possui funcionalidades avançadas. Mas muitos destes recursos não são conhecidos devido a pouca publicação de materiais, de cursos e tutoriais focados neste assunto.

Nesta videoaula vamos utilizar um dos recursos avançados do 3Ds Max. Estamos falando da ferramenta Array e dos Shapes.

A ferramenta Array é um recurso que cria cópias de forma paramétrica em relação aos eixos 3D (XYZ) modificando posição, escala e rotação dos objetos.

Embora não pareça, esta ferramenta é capaz de criar efeitos fantásticos e pode ser aplicada até em modelagem arquitetural.

Por outro lado, temos os Shapes que formam objetos 3D a partir de um simples contorno podendo gerar os mais incríveis formatos de modelos digitais.

Nesta aula vamos utilizar estes dois recursos além de realizar a modelagem através de simples primitivos.

O foco será a modelagem completa de engrenagens mecânicas 3D.

As engrenagens são objetos paramétricos circulares. Isso significa que além do formato circular, temos também uma espécie de contagem calculada de peças para formar todas as dentições.

Quer aprender mais sobre Shapes Modelling??? Recomendamos que leia os artigos abaixo:


Modelar multi-objetos com Shapes 3Ds Max


Modelar Logotipos com Shapes (splines) 3Ds Max – 2ª Versão

Modelar Logotipos com Shapes (splines) 3Ds Max – 1ª Versão

Estas mesmas engrenagens podem possuir design variados podendo ser de dentição reta, helicoidal, cônica, espiral entre muitos outros.

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Modelar Engrenagens Mecânicas 3Ds Max – Parte 01


Modelar Engrenagens Mecânicas 3Ds Max – Parte 02


Modelar Engrenagens Mecânicas 3Ds Max – Parte 03