Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Neste aula vamos abordar a modelagem 3D de uma escada espiral também conhecida como “Escada Caracol” usando o programa Autodesk 3ds Max e faremos a exportação para Unreal. O objetivo final será usar a escada para que o manequim da Unreal suba nos degraus.

Escada Espiral 3ds Max - Modelagem Anterior

Já abordamos a modelagem deste objeto em outras oportunidades porém vamos recriá-la para atualizar alguns conceitos e técnicas.

Entre as técnicas vamos usar principalmente a modelagem paramétrica com Array‘s e utilização de instâncias para agilizar o processo de construção.

Para criarmos este modelo 3D vamos nos atentar ao sistema de medidas. No caso do Max, usaremos o sistema de medidas como Centímetros pois temos em mente a exportação deste modelo para a Unreal engine.

Além da modelagem vamos ajustar as propriedades do modelo 3D (Escada espiral) para que a mesma não apresente incompatibilidades ou erros durante a importação na Unreal.

Finalmente veremos como importar a escada na Engine Unreal e ativar o sistema de colisão tornando possível a interação do personagem (manequim) com os degraus do modelo.

Ajude a divulgar nossas aulas gratuitas. Curta este post e Compartilhe em suas redes sociais.

Modelar Escada Espiral 3D no 3ds Max e Exportar para Unreal