Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de computação Gráfica aqui do site Gfx Total.

Sabe aquele objeto que olhamos e pensamos. Ahh, isso é fácil de fazer! 

Pois é, nem sempre isso é uma verdade.

Para criar modelos 3D de qualidade, temos que passar por algumas etapas cruciais e isso é justamente o que vamos aprender hoje!

Estas etapas são definidas como:

  • Modelagem: Criar um modelo topologicamente correto
  • Mapeamento: Mapear a superfície para ter mais facilidade na aplicação de texturas
  • Texturização: É a cobertura do objeto por imagens
  • Iluminação: Apontar/evidenciar as partes importantes do objeto 3D
  • Render: Criar a arte final e impressionar todos a sua volta

Além destas etapas, ainda podemos colocar aquela cereja no bolo através de uma pós-produção usando o Photoshop.

Mas você deve estar se perguntando. Será que é difícil fazer todas estas etapas?

A resposta é “não“.

Parece muito, mas produzir um modelo é algo intuitivo e não necessita de se fazer na mesma ordem descrita na lista acima.

Por exemplo: Podemos modelar e mapear ao mesmo tempo. Isso vai depender muito do que se pretende fazer para que o modelo transmita uma mensagem no render final.

O que queremos deixar claro é que vamos te mostrar como fazer todas estas etapas, e melhor, de forma clara e objetiva. Acompanhe abaixo:

Assunto de hoje

Crie uma lata de tinta 3D usando o 3ds Max e Photoshop

Neste artigo vamos abordar a modelagem, mapeamento, criação de máscaras com UVs e renderização de modelos 3D para compreender quais as principais características e técnicas usadas na hora de criar modelos com muitos detalhes.

Além disso vamos entrar em assuntos como iluminação, configuração de mapas, ajustes de materiais, estúdio de render e muito mais…

Jaz faz um bom tempo que não falávamos de mapeamento.

Isso porque trata-se de um assunto avançado e que necessita de uma boa base no entendimento sobre modelagem. De fato, o mapeamento nunca foi algo fácil mas vamos nos esforçar, e muito, para que você compreenda tudo.

Já postamos centenas de aulas sobre modelagem e suas características como: topologia, proporção, simetria, etc.

Se ainda não viu, recomendamos que acesse a página de tutoriais e pesquisar assuntos como os citados no parágrafo anterior.

Agora já estamos prontos para ir além e aprender mais sobre o mapeamento e a texturização, vamos ao que interessa.

Primeira etapa – Modelagem

Para começamos esta nova jornada devemos criar o modelo base.

Para isso optamos em modelar uma lata de tinta aberta que, mais a frente, terá efeitos bem interessantes de sujeira e imperfeições gerados através do mapeamento e das texturas.

Para realizarmos a modelagem da lata de tinta 3D vamos utilizar os shapes do tipo line além de técnicas e modificadores.

Não se trata de um modelo difícil, mas que possui algumas particularidades que devem ser observadas com cuidado para a etapa posterior que será o mapeamento.

Para modelarmos com maior facilidade, criamos a referências no Photoshop conforme mostrado neste artigo Como Criar Referências de Objetos no Photoshop

Veja abaixo, o vídeo na integra e aproveite para fazer o download dos arquivos no final deste artigo.

Como criar lata de tinta 3D usando o 3ds Max V-Ray e Photoshop – Parte 01 Modelling


Segunda etapa – Mapeamento

Chegou um momento decisivo do projeto. O mapeamento é um divisor de águas que define se o resultado final do modelo 3D será bom ou ruim.

Isso ocorre porque é a etapa onde definimos como a textura será apresentada na superfície do objeto 3D.

Se um mapeamento for feito de forma errada, a chance da renderização ficar boa é quase zero.

Para mapearmos este modelo da lata de tinta, devemos antes estudar e definir o que queremos apresentar na renderização final.

O principal objetivo é mostrar a tinta sujando a borda e a superfície externa da lata de metal.

O mapeamento não é uma tarefa fácil. É necessário saber alguns pontos específicos como distribuição das UVs e organização do cluster.

Temos outras aulas que abordam o tema mapeamento através de tópicos diferentes.

Recomendamos que assista também Noções de Mapeamento Orgânico 3ds Max

Como trata-se de um modelo com sujeiras e imperfeições, devemos planejar o mapeamento para que não ocorra emendas ou distorções na superfície do objeto 3D.

Veja as técnicas de mapeamento da lata de tinta no vídeo abaixo:

Como criar lata de tinta 3D usando o 3ds Max V-Ray e Photoshop – Parte 02 UV Mapping

Terceira etapa – Texturização (Máscara)

Nesta terceira etapa, temos como objetivo criar uma máscara que irá separar os materiais e efeitos como desgaste e sujeiras superficiais.

O material principal será o metal da lata.

Neste tipo de material temos algumas características importantes a serem observadas como brilho, reflexo e efeito escovado geralmente encontrado em metais finos.

Já no material da tinta, vamos simular uma superfície viscosa com brilho intenso.

Este tipo de material, geralmente é encontrado em plásticos e possui uma aparência bem característica de líquido consistentes.

Para gerar estes dois efeitos no material de forma correta, devemos usar a máscara para separa-los. Por isso vamos usar esta aula para falar deste assunto.

Veja o vídeo abaixo e comente o que achou no final da página.

Como criar lata de tinta 3D usando o 3ds Max V-Ray e Photoshop – Parte 03 Masking

Quarta etapa – Materiais e Render


Chegamos a etapa final de nosso projeto 3D. Agora é a vez dos materiais e renderização.

Para aplicamos os materiais, vamos utilizar o editor de materiais no formato de ligação por nós (slate).

Caso ainda não saiba o que é ou do que se tratar este modo de edição dos materiais, acesse esta videoaula Editor de Material Compacto Versus Árvore de Nós (Slate) 3ds Max e entenda como funciona além de aprender a alternar entre os modos.

Outra informação importante é que para fazer os detalhes como sujeira, marcas e imperfeições na superfície, vamos usar imagens que estão disponíveis junto aos arquivos de download. Para baixar os arquivos vá ao final desta página.

Veja no vídeo abaixo com criar os materiais e efeitos e bons estudos.

Como criar lata de tinta 3D usando o 3ds Max V-Ray e Photoshop – Parte 04 Material e Render

Aproveite para assistir outras videoaulas gratuitas na página tutoriais – Clique aqui

Faça o download dos arquivos no botão abaixo: