Devido às grandes novidades disponíveis na mais recente atualização do programa de Desenvolvimento 3D, criamos este post com várias dicas sobre as novas funcionalidades do 3ds Max 2021.

A Autodesk anunciou o lançamento do Max 2021, com vários novos recursos e fluxos de trabalho aprimorados. Este lançamento inclui algumas melhorias sólidas, incluindo uma nova ferramenta Bake to Texture que promete desempenho mais rápido e um novo fluxo de trabalho simplificado. Ele também suporta mais renderizadores (incluindo Arnold), validação de erros e filtragem de mapa compatível, mapas de textura OSL e mapas de Blended Box e mapeamento normal do MikkT.

Também é adicionado um novo modificador Normal Ponderado que melhora o sombreamento dos modelos, alterando as normais do vértice para serem perpendiculares a polígonos planos maiores e gera normais explícitas para malhas melhores e mais rápidas do que nunca. As opções de peso incluem Área, Ângulo e Maior face, com controle total sobre os valores de suavização e mistura.

Dois novos materiais PBR foram adicionados para simplificar a criação de materiais a partir de tipos de mapas padronizados. Um material suporta o fluxo de trabalho Metal e Rough e o segundo suporta especular e brilho. Também é possível arrastar e soltar mapas PBR baixados diretamente do Windows Explorer para o Navegador de materiais / mapas, pois os materiais cuidam das configurações corretas de gama de maneira automática.

Vários novos shaders OSL foram adicionados, incluindo um mapa HDRI Environment para controlar o posicionamento e a aparência final do ambiente, tanto na janela de exibição quanto na renderização final;

  • Luzes HDRI para colocar fotos HDR de fontes de luz do mundo real que atualizam dinamicamente a cena;
  • Uber Noise para vários tipos complexos de ruído, como Perlin, Fractal, Cell, fBm e Worley;

Além destes, muitos outros shaders novos e atualizados, incluindo correção de cores, flutuação e curvas de cores, além de projeções de câmera, objeto e esféricas.

O Arnold 6.0 agora é o renderizador padrão, em vez do Scanline Renderer. Conforme mencionado, ele suporta os novos fluxos de trabalho Bake to Texture, bem como os novos fluxos de trabalho AOV e inclui novos scripts de conversor de cenas para converter materiais V-Ray e Corona no material físico.

Por fim, o Max 2021 apresenta o mapa atualizado do Substance 2, apresentando o mais recente mecanismo de Substance para permitir que os usuários carreguem arquivos .sbar de forma nativa. O novo carregador permite uma saída de até 8K e inclui ferramentas com script para configurar rapidamente Substâncias com um tipo específico de material.

A documentação menciona que ele suporta os renderizadores incluídos no 3DS Max, incluindo Arnold, ART, Scanline e Quicksilver. Não está claro se isso também funcionará com renderizadores de terceiros.

Muitas outras alterações estão listadas, incluindo configurações e qualidade aprimoradas da janela de visualização, atualização do Python para 3.7.6, economia de arquivos significativamente mais rápida, melhorias pro som, aprimoramentos adicionais no modificador Chamfer, novas opções de importação do Sketchup e mais de 80 defeitos corrigidos.

REQUERIMENTOS DE SISTEMA

Sistema OperacionalConsulte o Ciclo de vida do suporte a produtos da Autodesk para obter informações sobre suporte.
NavegadoresA Autodesk recomenda a versão mais recente dos seguintes navegadores da Web para acessar o conteúdo suplementar online: Microsoft® Edge Google Chrome ™ Microsoft® Internet Explorer® Mozilla® Firefox®
Hardware
CPU64-bit Intel® or AMD® multi-core ou superior
Graphics HardwareConsulte o Hardware certificado do 3ds Max para obter uma lista detalhada dos sistemas e placas gráficas recomendados
RAMMínimo de 4 GB of RAM (8 GB ou mais recomendado)
Espaço em disco9 GB de espaço necessário para instalação
Dispositivo apontadorMouse óptico de três botões

Para saber mais, visite o blog do 3Ds Max ou dê uma olhada na lista não oficial, mas muito detalhada, de Changsoo Eun de todas as alterações.