Tutorial Relógio Antigo 3D 3ds Max e Vray

Nesta aula vamos aprender a criar os Materiais, Texturas, Iluminação e renderização de um Relógio Antigo (Despertador) em 3D usando o programa Autodesk 3ds Max e o plugin Vray.

Olá a todos. Sejam muito bem-vindos a mais um artigo de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Modelagem 3D de Relógio Antigo (Despertador)

Na aula anterior mostramos como modelar este relógio despertador através de um passo-a-passo. Se ainda não assistiu ao tutorial, segue o link: Tutorial 3ds Max Como Modelar um RELÓGIO ANTIGO

Tutorial 3ds Max Como Modelar um RELÓGIO ANTIGO

Durante a aula vimos vários assuntos relevantes como dicas e técnicas de modelagem 3D. Como resultado, criamos o relógio a partir de uma única referência comparando proporções e observando os detalhes.

Fotografia de Referência - Relógio Despertador antigo
Fotografia de Referência – Relógio Despertador antigo

Os detalhes fazem toda a diferença

Nesta aula daremos mais alguns minutos de atenção a modelagem. Com isso vamos corrigir e/ou adicionar mais informações que farão toda a diferença no resultado final.

Correção de detalhes aparentes

Embora sejam pequenas alterações, as correções que faremos logo no início da aula servirão para deixar o modelo 3D mais fiel ao relógio exposto na fotografia de referência.

Para alguns, pode parecer exagero mas o bom designer (profissional) precisa convencer ou pelo menos gerar questionamentos em torno daquela frequente pergunta que é feita pela audiência:

Isso é foto ou 3D?

No dia em que começarem a questionar suas imagens com esta pergunta, saiba que você está seguindo um caminho promissor.

Mapeamento e Texturização

Além da correção refinado o modelo com detalhes, faremos uma textura especial para nosso modelo de relógio despertador.

Composição de imagens com Photoshop
Composição de imagens com Photoshop

Com ajuda de uma textura de papel envelhecido faremos uma composição simples juntando esta textura ao display do relógio. Para unir estas duas imagens e formar uma terceira (composição) usaremos o programa Photoshop.

Baixe os arquivos que serão utilizados nesta aula

O que basicamente faremos é unir textura de papel envelhecido com o display (números do relógio) e assim gerar uma nova imagem (textura) que será aplicada na frente do objeto 3D.

Com ajuda do mapeamento faremos o ajuste desta textura no modelo. Também separamos a frente do modelo para posicionar a textura que criamos de forma fácil e rápida aplicando o modificador UVWmap.

Iluminação e Render

Antes de tudo é necessário criar um fundo para auxiliar no ajuste das sombras e materiais. Por isso começamos sempre pela criação de uma base semelhante a fundo fotográfico além de uma iluminação simples.

Com esta simples iluminação podemos ajustar os materiais variados com efeitos de plástico, metal, vidro, etc.

Fundo fotográfico para renderização

Uma vez que os materiais estão corretos (a gosto) podemos ajustar o posicionamento das luzes, intensidade, cores além da posição do próprio modelo 3D.

Enfim, temos o nosso resultado final de renderização.

Resultado Final - Modelagem, mapeamento, texturas, materiais, iluminação e renderização com Vray
Resultado Final – Modelagem, mapeamento, texturas, materiais, iluminação e renderização com Vray

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Ficamos por aqui. Um forte abraço e bons estudos…

Relógio Antigo 3D 3ds Max e Vray – Materiais, Iluminação e Render