Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial de Computação Gráfica 3D onde aprenderemos como Modelar, aplicar controladores de Rigging e Animar o personagem Clippy 3D (Assistente do Word) no programa Autodesk 3ds Max.

Neste artigo vamos falar sobre modelagem de um personagem muito famoso entre os usuários do antigo pacote office do Windows XP.

Estamos nos referindo ao Clippy, um personagem que dividiu opiniões pois, mesmo com todo seu carisma, o assistente só chegava na hora errada e tirava a atenção de quem estivesse digitando ou lendo algum texto no aplicativo Word.

Como trata-se de um personagem com forma linear, vamos usar basicamente os Shapes > lines para formar o corpo 3D do personagem Clippy. Aproveitando a criação do corpo, faremos os pontos principais de controle onde, posteriormente, será possível animar usando helpers “linkados” a cada ponto da line.

Após criar o corpo utilizando-se das linhas, faremos o rigging aplicando o modificador Spline Ik Solver.

Isso fará surgir controladores do tipo helper que modificarão a posição de cada ponto da linha.

E para finalizar faremos uma animação básica de movimentação facial e corporal adicionando keyframes aos controladores do tipo helpers.

Tutorial – Como Modelar Rigar e Animar o Clippy 3D (Assistente do Word) no 3ds Max