Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica e modelagem 3D aqui do site Gfx Total.

Neste vídeo vamos aprender como modelar um fone de ouvido que foi lançado recentemente pela Apple que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O modelo do fone de ouvido é o Airpod. Escolhemos este modelo justamente pela grande quantidade de detalhes em um modelo pequeno.

Se você está pensando que, Por se tratar de um pequeno objeto existe uma falsa impressão de que a modelagem é simples. Porém, bem ao contrário disso, esta modelagem conhecida como orgânica é uma das mais difíceis pois não temos o auxílio da simetria e muito menos das formas primitivas como quadrados, retângulos, etc.

Caso seja iniciante no programa Autodesk 3ds Max, consulte este artigo de introdução ao programa (Introdução ao Autodesk 3Ds Max – Primeiros Passos) ou verifique nossos cursos clicando aqui.

A boa notícia é que conseguimos encontrar imagens de referências com ótima qualidade. Isso irá nos ajudar a compreender e recriar, de forma 3D, os pequenos mas difíceis fones de ouvido da apple.

UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS

Para baixar estas referências, vá até o final desta página e clique no botão DOWNLOAD. Se ainda não é cadastrado, faça um breve cadastro e prometemos que não ficaremos enviando emails chatos. O cadastro nos ajuda a ter um controle de quantidade de acessos e entender nossos públicos.

Se quiser criar suas próprias linhas de referência, consulte este artigo: Como Criar Referências de Objetos no Photoshop

Durante a modelagem faremos uso de alguns modificadores como TurboSmooth e Free Deform além de compreender mais sobre a importância da topologia em modelos 3D.

APLICAÇÃO DE MATERIAIS

Na parte dos materiais faremos três tipos diferentes sendo o plástico de acabamento, a malha metálica nas saídas de som e o cromada na ponta. Para a malha metálica usaremos uma textura que simule o efeito. É possível fazer a modelagem da malha metálica com muitos detalhes. Se quiser saber como consulte este tutorial:

Como Modelar e Renderizar um Microfone no 3ds Max

Também faremos mapeamento e composição para gerar as letras L (Left) e R (Right). Para isso vamos usar efeitos de máscaras com texturas disponíveis junto com os arquivos de download.

Na segunda etapa faremos a aplicação de materiais fisicamente corretos, adição de texturas, iluminação e render com V-Ray.

Fique agora com o vídeo e não se esqueça de curtir e compartilhar nossos artigos com seus amigos. Se o número de inscritos for crescente, teremos mais incentivo para publicar novos conteúdos de qualidade.

Confira o resultado final sem pós produção logo abaixo.

Um forte abraço e o próximo encontro aqui no site Gfx Total…

Como Modelar um Fone de Ouvido Airpod no 3ds Max – Parte 01

Como Modelar um Fone de Ouvido Airpod no 3ds Max – Parte 02