Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Criar animações extensas é um trabalho muito cansativo. Seja um clico de caminhada de personagens, movimentação de folhagens, giros perpétuos em peças de engrenagens, etc.

Para quem já criou (ou cria) animações longas entende que são necessários muitos “ctrl+c’s e Ctrl+v’s”, para adicionar novas keyframes a partir de outras previamente prontas. Isso faz com que o movimento de animação se repita algumas vezes.

O problema maior sempre será quando precisarmos executar a animações por longos períodos.

Pensando nisso, vamos te apresentar uma solução para animações com grande frequência de repetições.

No programa de modelagem e animação 3D 3ds Max existe uma função chamada “Out-of-ranger Types” que é capaz de clonar as curvas gerando repetições em loopings, repetições constantes entre outras.

Para ter acesso a esta função devemos usar a ferramenta de edição de curvas das animações “Curve Editor” e assim controlar parâmetros como posição, rotação, escalonamento e vários outras propriedades das animações usando os quadro-chaves “Keyframes“.

Para não alongar demais o nosso tempo vamos pular as etapas mais básicas de animação com keyframes.

Se você ainda não conhece as etapas básicas de animação acesse este artigo mostrando não só como criar animações, mas também vários assuntos de introdução ao 3ds Max.

Introdução ao programa de modelagem 3D Autodesk 3ds Max – Primeiros Passos

Caso já saiba criar animações assista ao vídeo tutorial completo logo abaixo:

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos mostrando como é legal o mundo da computação gráfica 3D. Um forte abraço e todos e bons estudos…

Tutorial de 3D – Animação perpétua no 3ds Max (looping Animation)