Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Neste artigo vamos aprender a criar limões fatiados muito realistas usando o software Autodesk 3ds Max e o Renderizador V-Ray. Confira o resultado final da modelagem 3D e Render sem pós na imagem abaixo:

Para este estudo vamos enfatizar o uso de materiais em conjunto com mapas nativos do 3ds Max. Dentre os principais mapas podemos destacar o Noise e o Cellular que são muito eficientes na hora de gerar efeitos de superfície.

Estes mapas irão nos auxiliar na criação das elevações e rugosidade de superfície. Além dos efeitos de superfície, faremos uso destes mapas para criar efeitos de coloração e pigmentação deixando o modelo muito mais realista.

Também contaremos com a ajuda de algumas texturas simples para melhorar o efeito final do modelo 3D.Faça o download dos arquivos que usaremos durante a videoaula clicando no botão download no final desta página.

Um assunto que não podemos deixar de abordar é a modelagem 3D. Embora a modelagem deste objeto seja mais simplificada, vamos incluir algumas dicas para realizar o recorte/fatiamento do fruto e assim criar uma composição mais interessante.

Para renderizar este cenário, vamos criar uma base a partir de um simples plane e adicionar um mapa Checker com cores mais neutras e além de algumas repetições.

Quer saber mais sobre como modelar frutos em 3D. Confira nosso artigo ensinando a Modelar e Texturizar maçãs no 3ds Max

Por fim, faremos a configuração das luzes e render para extrair uma imagem final de qualidade. Tudo isso e mais um pouco você aprenderá neste único, porém completo estudo. Aproveitem o artigo e adquira novos conhecimentos. Um forte abraço e bons estudos.

Tutorial Modelagem e Renderização de Limões fatiados 3D com 3ds Max e V-Ray