Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Nesta aula vamos abordar a modelagem de objetos complexos usando os shapes (linhas) do programa Autodesk 3ds Max.

Para mostrarmos algumas dicas e técnicas importantes de modelagem com shapes, vamos criar um rolo de tela alambrado.

A tela alambrado é um modelo relativamente complexo mas vamos usar algumas técnicas de replicação para fazer a modelagem de forma rápida, topologicamente correta e leve (baixo consumo de memória). Confira abaixo a síntese de cada uma dessas técnicas.

REFERÊNCIAS

Temos o hábito de recomendar o estudo das referências antes de iniciar qualquer modelagem. Nesta aula não será diferente. Vamos começar realizando uma breve análise nas imagens que recolhemos na internet. Ao observarmos com certo cuidado, percebemos que trata-se de um fio metálico trançado em forma de helicoidal.

Desta forma começamos a modelagem criando uma pequena parte que servirá de cópia para a formação do modelo final.

REPLICAÇÃO (COPY AND PASTE)

A replicação de peças ou partes é uma técnica que aplicamos em modelos que são visualmente repetitivos. Isso ocorre na tela alambrado pois trata-se de um objeto feito de filamentos metálicos entrelaçados na horizontal e vertical.

TOPOLOGIA

A topologia é o que define se o projeto será leve exigindo baixo consumo de memória (lowploy) ou pesado com alto consumo de memória (high Poly).

Nesta etapa é necessário saber qual a finalidade do modelo 3D. Se for objetos que fazem parte do cenário mas não serão vistos bem de perto (complemento de cenário) não há necessidade de ser High Poly.

Agora, se houver necessidade de fazer renderização bem de perto (fotografia close up), ai sim criamos a topologia High Poly.

Confira abaixo o tutorial na integra e não se esqueça de participar das nossa redes sociais.

Grupo Privado do FacebookPágina do FacebookTwitter Gfx TotalPinterest Gfx Total

Tutorial Modelar Rolo de Tela Alambrado no 3ds Max – Parte 01

Tutorial Modelar Rolo de Tela Alambrado no 3ds Max – Parte 02