Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo onde vamos falar sobre animação através de configuração de eixos e processos de link constante (Constraint Link’s).

Animar um eixo virabrequim não é uma tarefa muito fácil. Isso porque temos vários eixos móveis que se movimentam a partir de outro eixo.

Isso significa que temos o trabalho de organizar “com muita atenção” os eixos de cada peça para, em seguida, juntar através da ferramenta link Constraint.

Para compreendermos melhor a aplicação de link Constraint além das configurações de eixos, faremos o breve estudos sobre utilizando um modelo simples.

Uma vez compreendido o processo de linkagem, podemos aplicar este recurso de animação a modelos mais elaborados.

A animação do eixo virabrequim pode ser usada em outros tipos de eixos com pedal de bicicleta, roda de locomotivas, Máquinas de costura, etc.

Aprenda a fazer animações através de simulações físicas com nossa videoaula Como Animar Pêndulos Rígidos e Flexíveis no 3ds Max.

1º Passo – Modelagem de peça simples para estudo

Para estudarmos este tipo de animação, será necessários termos um modelo básico de eixo virabrequim juntamente com as demais peças (biela e pistão).

Para modelarmos a biela, criamos uma simples primitiva de tubo (tube) e reduzimos a quantidade de seguimentos para manusear/editar o modelo com mais facilidade.

Após criar o tubo, clonamos arrastando para baixo com o botão SHIFT pressionado, ou simples CTRL+V.

1 / 4