Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um tutorial de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre animação 3D além de abordar conceitos e técnicas para criar efeitos mais complexos.

Para falarmos de animações é preciso que saibamos pelo menos o básico do assunto. Já temos vários artigos abordando este tema. Se ainda não teve a oportunidade de ver, clique aqui para ver algumas de nossas videoaulas sobre animação 3D.

Mas se já sabe criar animações básicas ou pretende aprender mais sobre o assunto, chegou ao local certo!

Vamos começar mostrando algumas formas de animar grupos de objetos a partir de uma simples referência de animação. O que faremos é basicamente copiar as chaves de animação (keyframes) de um modelo e colar em outros objetos. Porém se fosse apenas copiar e colar talvez teríamos um resultado pouco interessante.

Portanto contaremos com a ajuda de um script gratuito que, além de copiar as chaves de animação, distribuirá estas chaves em tempos ou intervalos diferentes. Esse script é o Key Transfer e como o próprio nome sugere, seu trabalho é transferir as chaves de animação. Vamos disponibilizar o download logo abaixo do vídeo ou poderá ir no site do fabricante ScriptSpot.

Com o auxílio deste script também será possível aplicar transformações isoladas como movimentação, rotação ou animações somente no escalonamento.

Por fim faremos um exemplo prático mostrando algumas das dezenas de aplicações profissionais. Como referência usaremos o programa Irmãos a obra que é exibido no canal fechado Discovery Home & Health.

Neste programa os irmãos Jonathan Drew que trabalham respectivamente como corretor e empreiteiro, exibem um vídeo de um ambiente vazio.

Em seguida começa a aparecer todo o acabamento e móveis mostrando como seria após a conclusão do serviço.

Sabemos que a essa altura você já deve estar ansioso(a) para ver o tutorial mas antes disso que tal nos apoiar?

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Fique agora com o vídeo, um forte abraço e bons estudos…

Como Criar Animações de Montagem no 3ds Max