Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Recentemente criamos uma videoaula completa mostrando várias dicas e técnicas para modelar troncos, galhos e folhas usando o programa de modelagem 3D Autodesk 3ds Max.

Agora que já sabemos como modelar árvores, arbustos e vegetações similares vamos dificultar um pouco mais e aprender a criar estes mesmo modelos, porém usando um sistema procedural com sistema de partículas.

Caso ainda não tenha visto, recomendamos que assista ao vídeo onde ensinamos o passo-a-passo para fazer uma árvores completas incluindo a texturização dos galhos e folhas. Como Criar folhas e galhos de árvores no 3ds Max

Já neste novo artigo faremos uma breve leitura de algumas referências para iniciarmos a criação do sistema de partículas. Para fazer um efeito de queda das folhas usaremos o Particle Flow que é um sistema completo com várias opções para simulação em massa.

Além de criar a queda das folhas, usaremos os Space Wraps para simular gravidade, ventos, colisões e assim fazer simulações muito mais realistas.

Simular Queda de Folhas com Sistema de Partículas no 3ds Max