Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula especial de computação gráfica 3D aqui do site Gfx Total.

Nesta aula vamos dar prosseguimento aos artigos anteriores onde aprendemos a criar troncos e galhos através da modelagem e também falamos sobre o mapeamento e texturização.

Se ainda não viu, confira as aulas nos links abaixo:

Como modelar troncos e galhos de árvores no 3ds Max

Como Mapear e Texturizar troncos e galhos de árvores no 3ds…

Agora que você já sabe modelar e mapear, vamos continuar no desenvolvimento dos galhos menores e distribuição das folhas.

Para criarmos os galhos mais finos vamos usar técnicas semelhantes das quais aplicamos nas aulas anteriores.

Criando folhas 3D

No caso das folhas, priorizamos o uso de imagens simples aplicadas a planes e recortes criados com alphas (Imagens em preto e branco).

Para darmos um leve toque de realismo, aplicamos uma pequena torção nas folhas além de randomizar o tamanho conforme adicionamos as pontas mais finas dos galhos.

Select and Place Align

Quanto as técnicas, vamos apresentar o Select and place. Uma ferramenta que basicamente alinha objetos a outras superfícies 3D.

Isso ajuda muito na modelagem pois não necessita de ficar ajustando o gizmo 3D nos eixos X,Y e Z até encontrar a posição desejada.

RESULTADO FINAL

Embora tenhamos resumido, assista ao vídeo pois lá você verá muitas dicas e atalhos para melhorar o seu fluxo de modelagem 3D.

Como Criar folhas e galhos de árvores no 3ds Max

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