Olá amigos e amigas. Sejam todos bem vindos a mais uma videoaula especial aqui do site Gfx Total.

Atendendo a mais um pedido de nossos alunos, faremos a modelagem, mapeamento, texturização, renderização e finalmente a animação de olhos.

Para iniciarmos os estudos, vamos realizar um breve aula teórica para compreender como é a superfície de um olho humano. Em seguida usaremos as referências para compreender em detalhes como é a formação do olho.

Uma vez estudado o modelo, podemos passar para a modelagem que se iniciará por uma esfera. Desta esfera será realizado o mapeamento e a texturização de forma simultânea.

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O próximo passo é iluminar e renderizar a cena com o olho 3D. Para compreendermos melhor, usaremos uma face parcial para alocarmos os olhos e assim perceber mais claramente o resultado. Uma vez concluída a modelagem e etapas posteriores, podemos iniciar a animação.

Veja também nosso artigo sobre criação de rigging para personagens 3D e entenda mais sobre técnicas de animação:

Acesse a videoaula Rigging para personagens bípedes clicando neste link. Clique aqui.

Na parte de animação faremos a dilatação e contração das pupilas além de adicionar controladores de direção para os olhos. Isso facilitará na hora de posicionar os olhos do personagem em direções desejadas.

Já para a animação das pupilas, faremos um controlador do tipo (slider) que irá alterar a dilatação das pupilas. Este controlador de dilatação estará atrelado ao controlador de posição.

Sendo assim não será necessário a seleção de muitos elementos na cena. Com apena um objeto podemos controlar toda a animação.

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação.

Use a hashtag #TutoriaisGfxTotal e mostre-nos um pouco de seu talento. Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Como Criar Olho 3D com Animação 3ds Max – Parte 01


Como Criar Olho 3D com Animação 3ds Max – Parte 02