A modelagem de objetos 3D é sempre um grande desafio. Isso acontece porque muitas pessoas que estão iniciando ou até mesmo veteranos têm dificuldades na percepção 3D ou proporcional dos modelos.

Pensando nisso resolvemos criar este tópico para falar sobre a criação de referências dentro do photoshop para posterior aplicação em programas de modelagem 3D.

As duas referências mais utilizadas são as linhas artísticas (line Art) ou referências técnicas (Blueprints).

Entende mais sobre referências, assista a videoaula onde ensinamos como configurar corretamente as referências na viewport.

Configurar de Referências com Photoshop 3ds Max

As line Arts são simples contornos que ajudam a identificar a forma e proporção dos modelos sendo especialmente aplicadas a modelos de personagens e objetos simplificados.

Já as Blueprints são formatos mais técnicos. Estes podem conter informações detalhadas como medidas, Efeitos de Superfície, vistas variadas, alinhamentos dentre outros.

Veja esta pesquisa sobre (bluenprints) e aproveite para treinar um pouco mais…

Aproveite e faça download dos arquivos criados nesta aula. Clique no botão abaixo:

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Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Como Criar Referências de Objetos no Photoshop – Parte 01

Como Criar Referências de Objetos no Photoshop – Parte 02