Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo de computação gráfica 3D especial aqui do site Gfx Total.

Neste aula vamos aprender a importar linhas do AutoCAD e converte-las em superfície 3D usando várias técnicas de modelagem poligonal.

Para entender melhor este conteúdo, recomendamos que assista nossos artigos sobre modelagem 3D com shapes. Temos vários vídeos bem explicativos mostrando o passo-a-passo para criar formas geométricas e orgânicas usando linhas e shapes.

Aproveitando este assunto, vamos responder a dúvidas frequentes de nossos alunos do curso Essencial de Autodesk 3ds Max.

A dúvida que será respondida nesta aula é do nosso aluno Renan B. que trabalha com projetos de larga escala e precisa otimizar a importação do AutoCAD para o 3ds Max, Sketchup e Lumion.

Para tentar responder às principais dúvidas de nosso aluno vamos fazer muitas demonstrações teóricas combinadas com demonstrações práticas. O objetivo é simular o dia-a-dia de nosso aluno mostrando formas de importar e editar os modelos usando o programa 3ds Max.

Entre as ferramentas, podemos destacar o uso das linhas (lines) dos modificadores Normalize Spline e o Compound Terrain.

Por fim, faremos o ajuste da topologia para criar um modelo 100% QUAD de leve carregamento. Para isso usaremos um plane subdividido e o mesmo será projetado sobre a superfície gerada pelo terrain. Isso será possível com a aplicação do Compound object > Conform.

Para baixar os arquivos desta aula, clique no botão no final da página:

Como importar projetos topográficos do AutoCAD para 3ds Max Parte 01

Como importar projetos topográficos do AutoCAD para 3ds Max Parte 02