A Epic Games anunciou a Unreal Engine 5, seu novo motor gráfico. A tecnologia traz melhorias de iluminação e já recebeu uma demonstração rodando no PlayStation 5.

Uma prévia do novo motor gráfico será disponibilizada para os desenvolvedores no início de 2021, e sua versão completa chegará apenas no final do ano. 

O vídeo de apresentação conta com o diretor de gráficos Brian Karis e o diretor de arte Jerome Platteaux, ambos explicam as novas tecnologias do motor gráfico.

Os destaques são a utilização de nanotecnologia para criar o máximo de detalhes geométricos possíveis e o Lumen, nome dado à solução de iluminação global, que “reage imediatamente à cena e mudanças de luz”.

A Epic afirma que focará na compatibilidade entre a Unreal Engine 4 e a sua sucessora, garantindo que os desenvolvedores poderão iniciar um projeto na UE4 e transportá-lo para a UE5.

A empresa diz que seu motor gráfico atual já é compatível com a próxima geração; da mesma maneira, a Unreal Engine 5 também será compatível com PlayStation 4 e Xbox One.

Sobre Fortnite, o grande título da Epic no momento, o plano é relançá-lo com a nova engine no meio de 2021; inicialmente, o jogo chegará ao PlayStation 5 e Xbox Series X ainda em sua versão da Unreal Engine 4.

O vídeo é uma demonstração no videogame PlayStaton 5, o mais novo console da Sony que deve chegar ainda em 2020 e promete tecnologia de ponta para seus jogos. 

O principal destaque está na quantidade imensa de triângulos oferecida pela Nanite, o nome que a Epic Games deu à nova tecnologia de geometria gráfica da Unreal Engine 5.

Você também pode perceber no vídeo que a Epic Games demonstrou como será possível criar animações mais imersivas e realistas, principalmente a interação de luz refletida em alguns materiais e sombras que dependem da geometria do ambiente.

Com a nova Engine, o cenário e seus objetos devem interagir entre si, inclusive partículas. A UE5 também tem o recurso de automatizar animações contextuais para o personagem interagir com o ambiente. Por exemplo, quando a personagem coloca sua mão na parede ou na porta ao se aproximar dela.

O vídeo abaixo é uma versão resumida das novas tecnologias e revela que o lançamento da Unreal Engine 5 está programado para 2021. Ela será compatível também com os consoles da geração atual e com o desenvolvimento atual de jogos na UE 4. Ou seja, a plataforma vai conseguir “ler” os projetos iniciados na Unreal Engine 4.

O lançamento da Unreal Engine 5 garante que mais jogos da próxima geração, principalmente indie games de estúdios independentes, possam ter acesso a uma plataforma de criação com mais tecnologias e recursos compatíveis com os consoles mais recentes. Ainda não há informações sobre quais títulos deverão ser produzidos na UE5.