Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial aqui do site Gfx Total.

Atendendo a mais um pedido dos leitores hoje vamos realizar o processo de Rigging de uma Almofada.

Quem solicitou este artigo foi nossa amiga Angela Cristina de Rio Claro – SP

Olá Daniel.
Queria muito te pedir um favor. Eu sempre vi videos dessa almofada para animação no youtube, mas é sempre para o maya.
Você pode me ensinar a colocar controladores para animar ela no 3ds max?

Pedido dos alunos

Neste tutorial de Autodesk 3ds Max vamos aprender a como manipular superfícies através dos vértices ou qualquer outro elemento dos subobjetos de um objeto 3D (objeto Mesh, Helper ou Spline).

Veja uma simples animação com apenas 5 pontos. Claro que poderia ser muito melhor, mas para uma prévia do artigo criamos a animação apenas com os controladores que foram mostrados.

Para que serve isso?

A manipulação de objetos através dos “subobjects” como (Vertex, Edge, Polígons, Element) pode ser usada na modificação de superfícies para gerar deformações.

Estas deformações são usadas em diversas aplicações. Neste artigo vamos abordar este recurso aplicado a animação de uma almofada 3D.

OBS: Estamos publicando este artigo em forma de texto. Quer recebê-lo em forma de videoaula??? Então compartilhe este artigo com seus amigos e escreva nos comentários. “Quero aprender através da videoaula”. Se alcançamos 10 pedidos ou 10 compartilhamentos vamos publicar este post em vídeo.

Como manipular superfícies de objetos 3D?

Conforme mencionado anteriormente, vamos aplicar os manipuladores a uma almofada simples. Uma vez configurados os manipuladores, podemos realizar a animação com muita facilidade.

O primeiro passo é criar um box simples. Convertemos este box como editPoly e adicionamos algumas divisões a superfície do box.

Modelagem de um box simples através do painel create

O interessante é segmentar a malha do objeto de maneira que se pareça com uma almofada.

Adicionar connects ao box para deformar a malha
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