Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial sobre modelagem e topologia no Autodesk 3ds Max.

Hoje vamos aprender mais sobre topologia utilizando vários recursos como modificadores e técnicas para alcançar excelentes resultados de modelagem.

Nosso modelo de estudo será uma peça usada por um super herói muito famoso. Estamos nos referindo ao escudo do Capitão América.

Embora a modelagem deste item pareça fácil, veremos que não é bem assim.

Procurando por formas primitivas

O formato primitivo deste escudo é uma parábola ou um simples prato.

O problema é que ao chegarmos no meio do modelo, encontramos uma estrela de cinco pontas.

Criar uma topologia contínua para que esta estrela se conecte ao prato será nosso grande desafio.

É ai que entram as várias técnicas de modelagem que consistem basicamente em analisar o problema e encontrar possíveis soluções.

Topologia

Para ligar a estrela ao prato devemos levar em consideração a quantidade de Edges presentes nas bordas da estrela assim como no borda do prato.

Caso ambas as bordas contenham a mesma quantidade de edges, é possível ligar através de uma ponte (bridge) as bordas para unir as superfícies.

Outra aplicação avançadas que vamos aprender é a deformação da estrela para que a mesma acompanhe a superfície da parábola.

Para isso vamos usar o recurso Conform que modifica superfícies a partir de outras previamente criadas.

Além do Conform, vamos usar vários modificadores como o Bend, Lathe e Shell para realizar a modelagem da superfície do escudo.

A única parte que não faremos para concluir o estudo será a alça ou suporte de braço. Esta parte vamos deixar como dever de casa. Uma das maneiras de se fazer a alça é através da ferramenta Freeform do painel Graphite Modeling.

Caso ainda não tenha visto, acesse nossa aula sobre a ferramenta freeform e aprenda como usar este incrível recurso de retopologia: Design de Produtos Volume 03 – Ferramenta Freeform 3Ds Max

Veja as explicações com mais detalhes nos vídeos abaixo e não se esqueça! Comente no final desta página e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?!

Agora chegou sua vez! Use a criatividade e aplique estas ferramentas e técnicas em outros modelos e treine bastante.

Faça o download dos arquivos usados durante nossa videoaula

BOTÃO DOWNLOAD GFX TOTAL
Baixe os arquivos desta videoaula aqui
Atenção: Os links de download funcionam somente para usuários logados.

Como Modelar o Escudo do Capitão América no 3ds Max Parte 01


Como Modelar o Escudo do Capitão América no 3ds Max Parte 02