Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação e Design Gráfico aqui do site Gfx Total.

Neste artigo vamos aprender a modelar uma bola de baseball com detalhamento fino da superfície.

Algo que aprendemos durante nosso caminho de aprendizado é que não existe modelo 3D correto ou errado.

O que percebemos é que existem várias formas de se chegar a um mesmo resultado.

Pensando nisso criamos esta aula especial onde realizamos uma comparação entre metodologias de modelagem. Ao final é possível perceber que embora tenhamos usado um caminho diferente, o resultado sempre será o mesmo (ou muito parecido).

Para realizar as comparações, selecionamos um vídeo do artista Alex Cheparev que possui um canal de computação gráfica no youtube.

No vídeo selecionado o artista ensina a modelar uma base hipoly como muitos detalhes incluindo a costura e bordas.

Em seguida ele utiliza alguns modificadores como o Symmetry e o bend para gerar a curvatura esférica da bola.

Já em nossa metodologia, aplicamos o efeito chamado edgeloop que consiste em criar loops em torno da topologia da geometria. Isso facilita muito na hora de aplicar alguns tipos de seleção de malha.

Outra parte marcante de nosso método é o uso de um cubo para modelar um objeto esférico.

Inicialmente parece ser algo muito estranho mas após a aplicação do modificador TurboSmooth tudo começa a ficar claro.

Para ajustar as ligações entre as duas partes da bola, criamos um caminho (path).

Para isto selecionamos um edgeloop e convertemos em um shape. Agora já é possível perceber porque o edgeloop é importante na modelagem.

Para finalizar o modelo, criamos duas linhas de costura a aplicamos ao caminho usando o Path Constraint.

Para tornar o modelo mais convincente ajustamos as linhas reposicionando os path’s e realizando algumas rotações para melhorar o ângulo destas costuras.

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Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

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Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Como Modelar uma Bola de Baseball 3D no 3ds Max