Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula especial de computação gráfica q você só encontra aqui, no site Gfx Total.

O cubo mágico é um pequeno bloco com sequência de cores, números ou imagens que devem ser montados a partir de combinações de giros.

Este cubo possui um eixo central que gira para que as peças(blocos) podem ser rotacionados em grupos. Estas rotações podem ocorrer em 3 direções até que se encontre um jeito de ligar todas as partes correspondentes.

Já imaginou como seria resolver um cubo mágico dentro do ambiente virtual 3D?

Neste artigo vamos aprender a modelar, mapear, aplicar multi materiais, texturizar e finalmente animar um modelo 3D do famoso cubo mágico.

Cópias

O primeiro passo é realizar a modelagem dos blocos individuais. Para isso podemos criar um simples cubo e aplicar um Array 3D determinando 3 cópias para cada direção.

Ao final das cópias, teremos a estrutura primitiva do cubo mágico e podemos realizar a próxima etapa.

Modelagem

Na modelagem, devemos selecionar as partes externas de cada bloco para adicionar as cores ou texturas. Nestas faces selecionadas, aplicamos um “inset” e em seguida um “bevel“.

Caso queira utilizar um modelo hipoly, basta reforçar as quinas com o modificador “chamfer” e em seguida aplicar o “TurboSmooth“. Desta forma o modelo terá suas quinas suavizadas.

Mapeamento e Texturização

No mapeamento, vamos utilizar o recurso de “Material IDs” e determinar um ID para cada parte do modelo. Como existem muitas cores, devemos aplicar um material multiSubObject para criar as cores separadamente.

Animação

Finalmente chegamos na parte de animação. Nesta etapa é necessário separar todos os blocos mas antes devemos centralizar o eixo (ponto pivot) no meio exato da geometria.

Uma vez ajustado o ponto de rotação, podemos separar TODOS os blocos mantendo sempre o eixo de rotação das peças no mesmo local.

Uma vez concluída a separação dos 27 blocos, podemos selecionar os grupos e aplicar a animação de rotação. Desta forma vamos desconstruir o modelo passo-a-passo.

Ao final da animação, basta inverter as chaves (keyframes) de posição e teremos a animação do quebra cabeça se formando.

Veja o resultado final deste estudo na imagem abaixo:

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação. Use a hashtag #TutoriaisGfxTotal e mostre-nos um pouco de seu talento.

Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Como Modelar e Animar um Cubo Mágico 3D 3ds Max