Na semana passada, o Chaos Group lançou o V-Ray 5 para 3ds Max, a próxima versão principal do renderizador de produção – e a primeira da próxima geração de atualizações para a família de produtos V-Ray – como uma versão beta pública gratuita.

VEJA UM BREVE REVIEW E SAIBA MAIS DETALHES NO TEXTO ABAIXO:

Com o mundo operando sob condições de coronavírus, chegou com pouca alarde: além do vídeo acima, o site do Chaos Group fornece apenas um breve resumo dos principais recursos.

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No entanto, já há muito mais na versão, então analisamos os tópicos no fórum beta e a documentação on-line do trabalho em andamento para escolher os 10 principais recursos do V-Ray 5.

Eles variam de mudanças nas manchetes, como composição incorporada e um sistema Light Mix no estilo Renderer Corona no V-Ray Frame Buffer a gemas ocultas como suporte a ACEScg e MikkTSpace.

1 – Composição baseada em camada integrada no novo buffer de quadro de raio-V

A principal mudança no V-Ray 5 para o 3ds Max é sem dúvida o VFB2, o retrabalho do V-Ray Frame Buffer (VFB): a janela de exibição nativa dos renderizadores de V-Ray.

Embora já fosse possível corrigir as renderizações de cores no buffer ou aplicar efeitos simples, o V-Ray 5 fornece ao VFB seu próprio sistema de composição baseado em camadas.

Atualmente, está em andamento: você pode encontrar uma lista de recursos ainda não suportados neste segmento, e o CTO do Chaos Group, Vlado Koylazov, disse que “espera uma boa quantidade de resmungos” até que o UX seja finalizado.

No entanto, a nova funcionalidade deve possibilitar o trabalho de acabamento direto nas renderizações diretamente no V-Ray, em vez de exportar imagens para um aplicativo externo como o Photoshop.

2 – Um sistema Light Mix ao estilo do Corona Renderer para reativar rebocos

Embora o novo sistema Light Mix também faça parte da reformulação do V-Ray Frame Buffer, é um recurso tão solicitado pelo usuário que merece uma entrada por si só.

Como sua contraparte no Corona Renderer, o aplicativo irmão do V-Ray, ele permite aos usuários reativar as imagens sem renderizar novamente, ajustando a cor e a intensidade de luzes individuais no VFB.

O Light Mix gera automaticamente seleções de luz para cada componente de iluminação em uma cena, possibilitando que ele aumente o tempo de renderização inicial.

No entanto, na produção – e na maioria dos fluxos de trabalho pessoais – o tempo economizado pela redução da necessidade de renderizações de teste subsequentes deve superar mais do que o impacto inicial.

Chaos Group agora tem uma postagem no blog explicando como usar o Light Mix.

3 – Mais de 500 materiais prontos, além de um navegador de materiais embutido

O V-Ray 5 também vem com uma nova biblioteca de “mais de 500” materiais prontos, incluindo metais, vidro e madeira.

O Chaos Group o descreve como um “bom ponto de partida” para cenas, em vez de uma solução completa, mas os usuários podem adicionar seus próprios materiais: a empresa está trabalhando em uma ferramenta para gerar miniaturas de novos materiais automaticamente.

A biblioteca também vem com seu próprio navegador de ativos, baseado na estrutura QT padrão do setor VFX.

O QT está incluído apenas no 3ds Max 2018 e acima, mas os usuários de versões mais antigas do software ainda podem usar os materiais da biblioteca adicionando os arquivos manualmente ao Editor de materiais.

4 – Nova visualização de material nativa e visualmente mais precisa

Além disso, o V-Ray 5 substitui as amostras de visualização de material no Editor de materiais nativo do 3ds Max pelas versões renderizadas em V-Ray, reduzindo as diferenças visuais entre as visualizações e as renderizações finais.

De acordo com este tópico no fórum beta, as novas amostras usam o mecanismo GI do mapa de irradiância do V-Ray para acelerar a renderização, o que pode resultar em alguns artefatos com materiais auto-iluminados.

No entanto, é possível desativar o recurso com uma variável de ambiente se você desejar as visualizações antigas.

5 – Novas camadas Coat e Sheen no material V-Ray padrão

O lançamento também adiciona uma série de novos recursos ao sistema de materiais do V-Ray, incluindo novos parâmetros Coat e Sheen no material V-Ray padrão.

O Coat torna possível imitar a aparência de revestimentos de superfície como verniz diretamente no VRayMtl, em vez de ter que criá-los através do Blend Material do V-Ray.

Além de ser mais simples de configurar, o novo sistema é “muito mais rápido para renderizar” do que o método atual.

O Sheen tem como objetivo “produzir materiais semelhantes a tecidos em apenas alguns cliques” e imita o efeito da dispersão da luz na superfície por microfibras em tecidos do mundo real.

Além disso, a versão adiciona VRayCarPaintMtl2, uma alternativa ao material de pintura de carro existente do V-Ray, descrito como tendo “filtragem de flocos mais precisa e uso de memória reduzido”.

6 – Predefinições simples para acelerar as configurações de VRayMtl e VRayHairNextMtl

Tanto o VRayMtl quanto o VRayHairNextMtl, o novo material capilar introduzido no V-Ray Next, agora vêm com predefinições – no caso do VRayMtl, imitando materiais comuns do mundo real como “alumínio, cromo e vidro”.

De acordo com este tópico, as predefinições, projetadas para “casos de uso geral” ou como ponto de partida para materiais personalizados, são baseadas em trabalhos de pesquisa recentes e usam apenas valores de parâmetros.

7 – Novas opções de randomização de textura

O V-Ray 5 também apresenta novas maneiras de gerar variações automáticas de material entre os objetos em uma cena, reduzindo a necessidade de ajustar manualmente os parâmetros de cada objeto.

VRayMultiSubTex, o mapa de multi-objetos existente do V-Ray, obtém novas opções para selecionar aleatoriamente matiz, saturação e gama; e novas opções para atribuir cores aleatórias com base no ID do material, ID do objeto ou elemento.

A atualização também apresenta o VRayUVWRandomizer, um novo mapa para aplicação de deslocamento aleatório, rotação e escala em texturas.

Ele pode ser usado como uma entrada para VRayTriplanarTex ou VRayBitmap – o novo nome mais descritivo para VRayHDRI – e pode ser atribuído a diferentes objetos ou a um único objeto com diferentes IDs de face.

O VRayUVWRandomizer também suporta mosaicos estocásticos de textura, reduzindo as repetições visíveis quando as texturas são agrupadas automaticamente em grandes áreas de uma cena, conforme mostrado na imagem acima.

8 – Novos recursos de pipeline: suporte para ACEScg e MikkTSpace

Novos recursos de pipeline incluem a opção de renderizar diretamente no espaço de cores ACEScg usado pelo Academy Color Encoding System (ACES) padrão da indústria VFX.

Você pode encontrar mais informações sobre o ACEScg no documento de perguntas frequentes do Chaos Group a partir da implementação do trabalho em andamento no V-Ray Next Update 3.

A principal mudança no V-Ray 5 é que o VFB detecta o espaço de cores do renderizador atual e converte automaticamente de ACEScg para sRGB para exibição, sem a necessidade de uma configuração OpenColorIO.

Para os jogos, o V-Ray 5 também agora suporta o espaço tangente MikkTSpace para mapas normais.

O MikkTSpace é usado como o espaço tangente padrão em muitos mecanismos de jogos, incluindo Unreal Engine e Unity, e foi suportado nativamente no 3ds Max em si no início deste ano no 3ds Max 2021.

9 – A renderização fora do núcleo possibilita a renderização de cenas maiores na GPU V-Ray

O V-Ray 5 também inclui várias alterações na GPU V-Ray, o mecanismo de renderização compatível com GPU do software.

O mais significativo é o suporte à renderização fora do núcleo, que torna possível renderizar cenas maiores do que cabem na memória gráfica de uma GPU sem a velocidade atingida normalmente.

A implementação inicial é um trabalho em andamento e suporta apenas geometria: não funcionará com efeitos de sombreador, como curvatura, cantos arredondados ou sujeira.

Além disso, atualmente não oferece suporte ao novo mecanismo RTX adicionado ao V-Ray Next Update 3, que possibilita o uso de núcleos RT nas GPUs Nvidia da geração atual para acelerar o rastreamento de raios.

10 – Outros novos recursos da GPU V-Ray: suporte para shaders OSL, o mapa Cellular e o BerconTiles

A atualização também fecha ainda mais a lacuna entre a GPU V-Ray e o mecanismo de renderização V-Ray padrão, reduzindo a lista de recursos ainda não suportados na GPU V-Ray.

Novas inclusões nesta versão incluem suporte para shaders OSL, o mapa Cellular da V-Ray e os mapas de procedimentos BerconTiles e BerconWood do popular plugin de textura 3ds Max BerconMaps.

Outros novos recursos da GPU V-Ray listados no changelog incluem “suporte para deslocamento 2D”: presumivelmente ao longo do sistema de deslocamento 2.5D mais rápido, introduzido no Corona Renderer 5.

E tem mais …

O V-Ray 5 também apresenta vários recursos menores e melhorias de desempenho – você pode encontrar uma lista resumida no link abaixo – e o Chaos Group está adicionando mais à medida que a versão beta progride.

Um recurso não listado no changelog, mas confirmado para o V-Ray 5, é um sistema solar e do céu aprimorado, com base no que é devido no Corona Renderer 6.

Ele gera uma iluminação do céu mais precisa quando o sol está próximo do horizonte, como mostrado na imagem acima.

O Chaos Group lançou o V-Ray 5 para o 3ds Max Beta 2, que disponibiliza o novo sistema solar no lançamento público.

A atualização também adiciona outros recursos ao VFB, incluindo suporte para mapeamento de tom de filme e correção de cor de fundo, enquanto o LightMix tem uma opção para isolar luzes individuais.

Outras mudanças incluem suporte para Expressões de caminho de luz através do VRayLightSelect; e amostragem de ruído azul no amostrador DMC, destinada a reduzir o número de amostras necessárias para renderizar uma imagem sem ruído.

As melhorias no fluxo de trabalho incluem a opção de exportar apenas partes de uma cena ao gerar um arquivo .vrscene e o suporte à interface IParticleObjExt do formato de arquivo Alembic, possibilitando o uso de partículas geradas em outros aplicativos DCC como fontes instanciadas no V-Ray.

Requisitos de sistema e preços

O V-Ray 5 para 3ds Max está disponível como uma versão beta pública gratuita do 3ds Max 2016+, embora o novo navegador de bibliotecas de materiais e VFB exija o 3ds Max 2018 ou superior. O Chaos Group ainda não anunciou uma data final de lançamento.

Já existem versões compatíveis de vários plugins principais do 3ds Max, incluindo o Forest Pack e o RailClone do iToo Software, o MultiScatter do iCube R&D Group e o próprio PhoenixFD do Chaos Group.

A versão estável atual, V-Ray Next para 3ds Max Update 3, está disponível para o 3ds Max 2013+ de 64 bits no Windows 7+. Uma licença de estação de trabalho e um nó de renderização custam US $ 1.180. O aluguel custa US $ 80 / mês ou US $ 470 / ano.

Faça o download da versão beta pública gratuita do V-Ray 5 para 3ds Max
(Requer registro para uma conta gratuita no site do Chaos Group)