Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo aqui do site Gfx Total.

Neste breve tutorial vamos aprender como funcionam os comandos Manter e buscar Hold e Fetch.

Os comandos Hold e Fetch podem ajudar muito a economizar tempo na hora resgatar um modelo ou simulação.

Você pode fazer uso desses comandos antes de qualquer simulação ou operações pesadas que possam travar o 3ds Max.

O comando Hold salva o estado da cena na memória do sistema e cria um arquivo * .mx (dentro da pasta autoback) com o nome maxhold.

Isso possibilita o resgate de qualquer arquivo de maneira muito rápida e simples. Mesmo após um travamento inesperado, o comando Fetch pode restaurar o arquivo do 3ds Max. Vamos dar uma olhada como isso funciona.

1º Passo – Aplicar o comando hold (Manter)

Na imagem abaixo temos uma malha de baixa complexidade que é semelhante a um personagem humanoide. Vamos guardar o estado que temos pressionando o atalho Ctrl + H.

Digamos que eu tenha modelado o personagem mas ao final não gostei do resultado. Desta maneira minha intenção é retornar ao modelo base (base-mesh) para refazê-lo.

Após tentar retornar para o estado final percebi que tenho um número limitado de desfazer (Undo CTRL+Z) e não consigo chegar ao modelo base.

Basta recordar que anteriormente, o modelo básico foi mantido (Hold) através do comando CTRL+H.

2º Passo – Buscar o arquivo (Fetch)

Basta buscar o arquivo maxhold executar o atalho CTRL+ALT+F para trazer (Fetch) o modelo, simulação ou operação no ponto em que paramos.

Ao pressionar Alt + Ctrl + F exibirá uma caixa de diálogo de confirmação dizendo “About to fetch. OK? ”Clique em Sim para buscar a cena e pronto.

Observe que depois de buscar a cena você não poderá desfazer a ação pois o comando Buscar elimina o recurso de refazer e desfazer do buffer de memória.

Se você quiser manter o registro de desfazer e refazer, poderá usar a opção Salvar como, em vez de usar Manter e buscar ( Hold e Fetch ).

Espero que tenham gostado desta dica rápida. Até a próxima e bons estudos.