Olá a todos. Sejam muitos bem vindos a mais uma artigo de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Neste artigo vamos conhecer um dos recursos mais usados no mundo CG que é capaz de dar vida a personagens 3D.

Estamos falando do Rigging que consiste basicamente em juntar a pele do modelo a um conjunto de ossos para simular movimentações de juntas e articulações.

Em aulas anteriores aprendemos a criar um sistema de rigging baseado em pernas humanas. Nesta mesma aula vimos também como fazer uma animação de passos simples.

Hoje vamos aprender a juntar um modelo 3D de pernas humanas ao conjunto de articulações (juntas/ossos) através do processo de travamento de pele. Para este trabalho conteremos com o auxílio do modificador Skin.

Em seguida veremos como ajustar a movimentação da pele para que fique mais próximo possível do efeito físico de peles reais. Para isso usaremos um modificador secundário chamado Skin Morph.

E para finalizar vamos te mostrar o rigging sendo aplicado a uma subida de escada. Assista ao vídeo na integra e receba muitas dicas e técnicas para nunca mais errar na hora do rigging de seus personagens.

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Faça o Download dos Arquivos usados nesta aula – Link abaixo do vídeo

Tutorial Rigging e Skin de Pernas 3D no Autodesk 3ds Max