Olá a todos… Sejam bem-vindos a mais um artigo de Computação Gráfica 3D aqui no site Gfx Total.

Um dos assuntos mais comentados na Computação Gráfica 3D é, sem dúvidas, a animação. Através dela é possível dar vida a nossos projetos e assim torná-los muito mais atrativos.

A animação não se restringe apena a personagens. Aplicar animações em câmeras, produtos e demais modelos 3D pode diferenciar uma apresentação além de ajudar a destacar pontos que antes não seriam vistos.

Nesta aula vamos aprender a criar uma animação de passos usando um simples manequim como referência principal.

Entre os vários assuntos vamos falar sobre modelagem do baseMesh das pernas do manequim usando cubos (box). Abordaremos também a modificação de eixos (pivot) para determinar as juntas de movimentação.

Vamos ver como aplicar corretamente os controladores de animação de juntas (IK Solver) e para finalizar com grande estilo faremos uma animação de caminhada (Foot Step) simulando pernas humanas trocando passos.

Para conseguir realizar a troca correta de passos vamos entender como configurar o tempo através do Time Configuration e veremos também como aplicar as Key Frames.

É importante salientar que além destes assuntos citados anteriormente, vamos passar muitas dicas e técnicas para ajudar a alcançar um excelente resultado final. Por isso é importante que assista com muita atenção até o fim do vídeo para entender os “porquês” de cada ação e modificação.

Esperamos que gostem de mais este vídeo com assuntos importantes sobre Computação Gráfica 3D voltada a rigging e animação.

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Rigging e Animação de Passos no Autodesk 3ds Max